Escolas municipais ainda têm mais duas mil vagas disponíveis

Encerradas as matrículas regulamentares nas escolas da rede municipal de ensino, o prefeito Raimundo Angelim solicitou à Secretaria de Educação levantamento das vagas remanescentes em cada uma das escolas do município na área de educação infantil e ensino fundamental.

Os dados levantados pela secretaria mostram que há 992 vagas para a área de educação infantil e 1.021 no ensino fundamental, totalizando 2013 vagas em toda a rede municipal. Preocupado com os números, Angelim determinou à secretaria a realização de uma ampla campanha de esclarecimento público nos bairros onde há vagas nas escolas para que todas as crianças tenham direito e acesso ao ensino.

“Muitas dessas vagas devem ser preenchidas nos próximos dias, pois muitas vezes as pessoas não sabem que há vagas na escola e, por isso, não matriculam seus filhos. Nós iremos, a partir desta semana, realizar uma campanha de esclarecimento nos bairros, muitos deles na periferia de Rio Branco, para que os pais tenham conhecimento dessas vagas e matriculem seus filhos”, disse Angelim.

Garantir vagas na área de educação infantil e fundamental tem sido uma das prioridades da gestão do prefeito Angelim. Prioridade esta que ganhou maior eficácia a partir de 2006 com assinatura do Pacto pela Educação  com o Governo do Estado em 2006 ampliando, dessa forma, a disponibilidade de vagas no município. O reflexo disso é a melhoria da qualidade do ensino nas escolas municípios.

Dados do Ministério da Educação e Cultura, o Mec, de 2008 são animadores. Mostram, por exemplo, que as primeiras e quartas séries na Capital acreana estão acima da média nacional em rendimento escolar. E que 67% de todas as crianças deixaram a primeira série totalmente alfabetizadas. Com base no Mec, das 67 escolas do município 45 obtiveram índices de aproveitamento entre 70% e 100%. Tudo isso com base em prova realizada por 6,2 mil alunos da rede pública municipal de ensino. A média nacional é de 54%.

Ainda conforme o Mec, a Capital acreana é a quarta maior cidade em qualidade na educação de todo o país e detém a terceira maior nota entre as capitais, na classificação da educação como modelo para o ensino público. Das 5.563 cidades do Brasil, Rio Branco figura entre as 33 com o melhor desempenho educacional.

“Nós conseguimos avanços importantes e melhoramos significativamente os nossos índices que eram muito baixos, mas podemos melhorar cada vez mais. Daí a importância de garantirmos que todas as vagas disponíveis nas nossas escola sejam preenchidas”, disse Angelim.

ZZZZZESCOLAS

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation