Pular para o conteúdo

HOSPITAL SANTA JULIANA: NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO

Em relação às recentes notícias veiculadas nos meios de comunicação locais, tratando da relação de alguns médicos anestesistas representados pela Associação de Anestesiologia do Estado do Acre com o Hospital Santa Juliana, temos a informar e esclarecer o seguinte:

O Hospital Santa Juliana mantinha contrato com a SASC (Serviço de Anestesiologia da Santa Casa), sendo que tal contrato tinha como finalidade a prestação de serviços de anestesiologia nas dependências do hospital. Na época da assinatura do contrato, por exigência da SASC, foi inserida uma cláusula dando exclusividade àquela entidade na prestação dos serviços de anestesiologia. Tal cláusula era e é perfeitamente legal, já que o Hospital Santa Juliana é uma entidade privada e na forma do direito vigente pode escolher seus parceiros de trabalho utilizando critérios próprios. Convém lembrar que a maioria dos anestesistas representados pela Associação de Anestesiologia do Estado do Acre pertencia ou pertence à SASC. No final do ano de 2009, a SASC requereu rescisão do contrato, e assim iniciou-se um processo de negociação dos valores cobrados por aquela empresa para continuar prestando os serviços de anestesiologia. Várias foram as tentativas por parte do hospital mas no entanto não chegou-se a um valor em que ambas as partes concordassem. Alguns profissionais da SASC chegaram a cobrar valores “por fora” dos pacientes sem que o Hospital Santa Juliana tivesse conhecimento, fato este que resultou em denúncia no Ministério Público Estadual bem como em processos judiciais contra o hospital. Dando prosseguimento à negociação de valores, os profissionais anestesistas exigiram do Hospital Santa Juliana um valor por plantão que era incompatível com o orçamento do hospital. Em um segundo momento, embora este valor tenha sido reduzido o Hospital Santa Juliana ainda assim não conseguia arcar com as despesas dos honorários dos anestesistas pois a quantia necessária de médicos por plantões elevava em muito as despesas.

Outro fator que dificultava a prestação do serviço era a falta de profissionais disponíveis para fechar os plantões, eis que tinha dias que encontrava-se somente dois profissionais disponíveis e até vezes que apenas um único profissional ficou para cobrir o plantão. Diante desta situação, o Hospital Santa Juliana divulgou vários anún-cios à nível nacional, solicitando profissionais anestesiologistas. Após alguns meses o Hospital Santa Juliana conseguiu firmar contrato com profissionais anestesiologistas e regularizar o serviço de anestesiologia, mantendo o mesmo durante as 24 horas do dia. O serviço contratado possui em seu quadro profissionais anestesiologistas de excelente formação e especialização. Todos os profissionais contratados possuem residência médica em anestesia com títulos de especialistas. São profissionais extremamente capacitados e com larga experiência na área e sobretudo com compromisso muito forte em atender a população mais carente, ou seja, os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). A notícia veiculada nos meios de comunicação de que o Hospital Santa Juliana estaria fazendo reserva de mercado para determinados profissionais é totalmente inverídica e sem sentido, bem como de que o hospital estaria deixando de atender os interesses dos usuários do SUS.

O Hospital Santa Juliana é uma entidade filantrópica e como tal dedica-se ao atendimento em especial aos usuários do SUS e jamais deixou ou deixará de atender tais pes-soas. O que está acontecendo é exatamente o contrário, ou seja, após a contratação do novo serviço de anestesiologia, o Hospital Santa Juliana vem atendendo um número maior de usuários do SUS, enquanto que em um passado bem próximo era comum o serviço de anestesiologia não querer atuar após às 17:00 horas em atendimento do SUS (tudo isso pode ser comprovado documentalmente). Também é inverídica a afirmação de que o Hospital Santa Juliana tenha proibido este ou aquele profissional de entrar em suas dependências. Como já dito, o Hospital Santa Juliana mantém um serviço de anestesiologia durante 24hs do dia, devendo tais profissionais serem utilizados nos atos que necessitem de anestesia, pois o hospital os remunera para tal. Desta forma, o Hospital Santa Juliana quer pelo presente, deixar claro à população do Acre que mantem-se firme no propósito de bem atender todos aqueles que procuram os seus serviços, em especial os mais carentes e foi por este motivo que buscou ampliar o serviço de anestesiologia, com um atendimento em maior escala e conseqüentemente com maior qualidade.

A DIREÇÃO