X

IBGE: edital para recenseador até esta sexta-feira, dia 5

O edital do concurso destinado à contratação de recenseadores para o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá sair até esta sexta-feira, dia 5, de acordo com a Assessoria de Comunicação Social do órgão.

Antes de ser assinado pelo presidente do IBGE e de ser divulgado oficialmente, o documento precisa ser liberado pela procuradoria da instituição. A tendência é que as inscrições sejam aceitas entre os dias 22 deste mês e 19 de março, nas modalidades presencial e online.

A seleção, que abrirá 189.204 vagas iniciais em todo país, será organizada pela Fundação Cesgranrio. Embora temporário, o cargo de recenseador representa uma boa porta de entrada no serviço público para quem não tem experiência profissional e possui nível fundamental completo (antigo 1º grau) e idade mínima de 18 anos.

Com carga de trabalho de pelo menos 25 horas semanais, os classificados irão ganhar de acordo com a produção, já que cada um ficará responsável pelas entrevistas nos domicílios de um setor censitário. Apesar disso, a expectativa é que os vencimentos sejam, em média, iguais ou superiores aos dos agentes censitários (variam de R$760 a R$1.600, conforme a especialidade), segundo o diretor-executivo do IBGE, Sérgio Cortês. O serviço deverá durar entre julho e dezembro deste ano, ainda de acordo com Cortês.

Os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Técnicos. O formato e os critérios de aprovação deverão ser similares aos do exame da seleção feita pelo IBGE no ano passado para o Censo Experimental de Rio Claro-SP, cuja organizadora foi a Cesgranrio. (Folha Dirigida)

Categories: Geral
paula: