2 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

MPE cria promotoria dos Direitos Humanos

paula por paula
08/02/2010 - 17:45
Manda no zap!CompartilharTuitar

direitos_humanos

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação aos outros com espírito de fraternidade”, diz o primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos humanos. Mas, passados mais de 50 anos, isso ainda está distante de se tornar realidade. Traduzir a letra da declaração na prática e aproximar ainda mais o Ministério Público do Estado do Acre (MPE) do cidadão, é a luta em que a nova gestão conduzida pelo Procurador Sammy Barbosa Lopes, se empenhará nos próximos dois anos.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Nesse sentido foi criada a promotoria dos direitos humanos, com o objetivo de qualificar o que já vem sendo feito por outras promotorias. A idéia principal é implementar ações positivas fomentadoras de uma cultura humanitária, voltada para as pessoas, sem qualquer distinção, contemplando assuntos individuais, coletivos e difusos. “Pretendemos inicialmente quebrar paradigmas, mudar uma cultura e abranger não só a proteção da vida biológica, mas também fundamentado nos princípios universais da liberdade, da igualdade e da fraternidade, promover a dignidade humana, o que refletirá, fatalmente, na melhoria da qualidade de vida do povo acreano” explicou o promotor de justiça Adenilson de Souza, titular da nova promotoria.

Também será criada nos próximos dias uma central de atendimento ao cidadão, um espaço de cidadania onde a população terá atendimento,orientação, encaminhamento, acompanhamento e respostas para as demandas. A ativista dos direitos humanos Nazaré Gadelha vai coordenar essa atividade. “Esse e mais um serviço que o procurador-geral Sammy Barbosa, quer implementar com o objetivo de aproximar a instituição do cidadão. Será lançado na capital e possivelmente depois nas cidades núcleos do Acre” afirma Adenilson.

A advogada e ativista dos direitos humanos Nazaré Gadelha, disse que a criação de uma promotoria voltada para os direitos humanos é um anseio antigo da população acreana, em especial dos militantes dos direitos humanos. Nazaré é conhecida por sua atuação em defesa dos direitos humanos e já recebeu vários prêmios por isso. É uma das incansáveis guerreiras pela causa dos mais pobres e excluídos. Coragem e ousadia,  marcam a trajetória de Nazaré que por 12 anos coordenou o Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Diocese do Acre. “É preciso mudar a concepção preconceituosa acerca da proteção dos direitos humanos. Nunca é demais reforçar: defender direitos humanos é combater a violência e qualquer que seja a forma de preconceito; é garantir a ampla defesa dos acusados, mas é igualmente combater a corrupção e a improbidade administrativa, é lutar pela concretização de políticas públicas nas áreas de educação, saúde e geração de emprego e renda. Os direitos humanos são a base da democracia, de uma sociedade com paz e justiça”.(Ascom/MPE-AC)

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Abertas as inscrições para o ProUni

Próxima Notícia

Nível do Rio Acre sobe mais de um metro no fim de semana

Mais Notícias

Cruzeiro do Sul lança Refis 2025 com até 80% de desconto em juros e multas
Destaques Cotidiano

Cruzeiro do Sul altera início do expediente nas repartições públicas após shows da Expoacre Juruá

02/07/2025
Pé-de-Meia: Incentivo Matrícula começa a ser pago a partir desta segunda (31)
Destaques Cotidiano

Prefeitura implanta política de educação em tempo integral nas escolas municipais

02/07/2025
IBGE abre seleção para estágio com vagas no Acre e em todo o país; bolsas vão até R$ 1.125,69
Geral

IBGE prorroga até 10 de julho inscrições para 351 vagas de estágio em todo o país

02/07/2025
Servidores estaduais voltam a protestar, cobram reajuste e ameaçam greve se governo não negociar
6º destaque

Servidores estaduais voltam a protestar, cobram reajuste e ameaçam greve se governo não negociar

02/07/2025
Hospital Regional do Juruá torna-se referência em atendimentos neurológicos e realiza sua primeira cirurgia
5º destaque

Adolescente entra em coma após ingerir álcool na Expoacre Juruá; Conselho Tutelar faz alerta

02/07/2025
Rio Branco sanciona lei que permite pagamento de passagem de ônibus por Pix
Destaques Cotidiano

É oficial: Pagamento de passagem de ônibus com Pix agora é lei em Rio Branco

02/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Nível do Rio Acre sobe mais de um metro no fim de semana

Estacionamento na Arena da Floresta tem espaço para 2.000 veículos

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre