Nova mostra fotográfica na Galeria de Arte Juvenal Antunes

QUILOMBO

A exposição fotográfica Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência que já percorreu diversas cidades brasileiras e parte da América Latina, chega ao Acre nesta terça-feira, 2, com vernissage às 19 horas, na Galeria de Arte juvenal Antunes e permanece até o dia 07 de março. Trata-se de um documentário fotográfico sobre 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos brasileiros, difundindo amplamente questões sociais e culturais que as envolvem. O material que compõem a exposição faz parte do livro Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência, patrocinado pela Petrobras, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

A Etapa Brasil Popular com apresentações em 26 cidades brasileiras, entre elas Rio Branco, é idêntica a exposição que percorreu 15 cidades entre 2006 e 2008. Com duas versões de montagem, exposição para galerias e exposição para espaços abertos, esta etapa trará para a capital acreana a versão para galerias, formato desenvolvido para espaços e centros culturais dotados de infraestrutura expositiva, na qual as paredes recebem pintura na cor ocre.

A exposição que tem como objetivo divulgar as comunidades quilombolas é composta por 40 fotografias, 5 textos e 2 mapas. As fotos, em negativo convencional preto e branco, são resultado de pesquisa de campo realizadas pelo fotógrafo André Cypriano e pelo geógrafo Rafael Araújo dos Anjos nas comunidades Cafundó (SP); Itaumatatiua (MA); Oriximá (PA); Kalunga (GO); Mocambo (SE); Rio Contas-Barra do Brumado (BA); Conceição dos Caetanos (CE); Tapuio(PI); Curiaú (AP); Mumbuca (TO) e Paraty (RJ).

Reginaldo Gomes, produtor da exposição, afirma que a importância do trabalho é promover um alerta, pois as comunidades quilombolas existem e precisam ser reconhecidas. Segundo ele “é preciso acabar com o preconceito e mostrar a importância dos afro-descendentes no Brasil, um povo que a tanto tempo foi escravizado”.

Esta etapa do projeto é uma realização da AORI Produções Culturais em parceria com o Ministério da Cultura , Governo do Estado,  através da Fundação Elias Mansour.

Serviço: Galeria de Arte Juvenal Antunes, localizada na Rua Senador Eduardo Assmar n° 1291 – Calçadão da Gameleira. O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, aos sábados das 16 às 20 horas e aos domingos e feriados de 16 às 20 horas. Entrada Gratuita. (Agência de Notícias do Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation