O Carnaval da interatividade digital

carnaval_digital_2

Você já pensou em poder ir para o carnaval, tirar fotos, gravar vídeos, mandar mensagens através da internet e poder compartilhar tudo isso com todos os presentes? Pois essa é a grande novidade do carnaval deste ano na Arena da Floresta que vem com o tema Viva o Carnaval na Floresta Digital. A maior festa de carnaval de Rio Branco começa nessa sexta-feira, 12, e vai até terça-feira, 16, sempre das 18 horas a meia noite, no estacionamento do estádio Arena da Floresta.

O Carnaval desse ano está diretamente relacionado ao programa Floresta Digital. Lançado esse ano pelo Governo do estado do Acre, o Floresta Digital é uma infovia estadual de internet banda larga através de sinal wi-fi que suportará, com infraestrutura de comunicação de dados, as camadas de aplicação que vão desde governança eletrônica em saúde, educação e segurança pública até os mais diversos usos possíveis disponíveis na Internet. Esse ano, além das atrações clássicas do carnaval, entre várias bandas, praça de alimentação, serviços públicos e a participação da cantora Fernanda Farani, o Carnaval Digital pretende lançar um novo tipo de interação entre os foliões e o Sistema Público de Comunicação: a interação virtual.

Todos online

E é aproveitando esse tema que o Sistema Público de Comunicação, numa ação em conjunto, pretende realizar uma grande aproximação com o público. Através da internet, os foliões poderão interagir com a transmissão. As pessoas poderão levar suas fotos e vídeos produzidos em suas câmeras digitais e celulares para serem descarregadas e veiculadas no site e nos telões presentes no palco do carnaval.

Outra maneira de interação é através de sites de relacionamento como o Twitter. As pessoas podem enviar mensagens direcionadas ao tema do Carnaval e serem retwittadas pelo Twitter Notícias do Acre (http://twitter.com/noticiasdoacre). Outra rede social utilizada durante o carnaval será o Orkut, o site de relacionamentos mais usado do Brasil, que também tem uma página oficial da Agência de Noticias do Acre (http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3857575195345671582).

Para gerar essa interação, uma nuvem de sinal estará cobrindo todo o espaço da festa, que neste ano terá 20 mil metros quadrados, onde os foliões poderão acessar a internet via celular ou notebook. Além disso, a Arena traz de volta a estrutura da Tenda Bolha Digital, espaço com vários computadores com acesso a internet destinados a utilização pela população, e que possui o apoio do programa Comunidade Digital, com técnicos que aptos a ensinar os usuários a utilizar os meios de comunicação virtual, como blogs, redes sociais e plantaformas da web.

O Painel Lambe-Lambe, sucesso desde o ano passado, pelo qual os foliões poderão fazer e postar fotos, volta esse ano, além de ser um portal para publicar todas as fotos. A TV Aldeia, que marca uma década de presença no carnaval popular, realizará cobertura diária com transmissão ao vivo para todos os municípios, com cobertura, entrevistas e reportagens.

Visual virtual

Todo o projeto visual do Carnaval da Arena da Floresta é baseado nos famosos emotions do sistema de conversa instantâneas Messenger, o MSN. É através desses ícones da internet que figuras além dos paineis ilustrativos presentes na Arena foram desenvolvidas, como os tradicionais Pierrot e Colombina, que esse ano ganharam uma nova e exclusiva roupagem cibernética e um visual mais high tech.

A própria logo do Carnaval da Floresta Digital é representado pela tela de um notebook. O layout também conta com a transformação de ícones eletrônicos como o mouse, o CD, o MP3 e o notebook em um visual mais carnavalesco. (Agência de Notícias do Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation