Prefeitura capacita profissionais para atuarem no Projovem Adolescente

projovem

A secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas) está realizando a capacitação de 16 profissionais, que irão atuar no Projovem Adolescente no Município.  O aperfeiçoamento está acontecendo na Semcas, em período integral no período de 1º a 5 de fevereiro.

O Projovem Adolescente tem como meta atender 1,3 mil jovens em Rio Branco, tendo como público alvo, beneficiários do Programa Bolsa Família e jovens que são encaminhados pelo Programa de Proteção Social Especial, com idade entre 15 e 17 anos e que estejam matriculados e freqüentando regularmente as aulas.

Os encontros são realizados em espaços cedidos pela comunidade, em parceria com o CRAS da região em horários alternados, sendo que: o jovem que estuda pela manhã freqüentará os encontros à tarde, e quem estuda no horário da tarde, logo freqüentará os encontros pela manhã, isso para que não haja prejuízo para os jovens em relação aos estudos. Diversos são os temas abordados nos encontros, entre eles destacam-se: Saúde, Educação, Lazer, Meio Ambiente e Cultura, porém os encontros não se mantêm apenas das teorias, já que os mesmos desempenham atividades relacionadas ao que lhes é ensinado.

Existe toda uma preocupação com os jovens que ali estão, pois segundo a coordenadora que está responsável pelo programa, Maria Amélia Barcellos Fraga, após o inicio dos encontros é feito um acompanhamento para evitar a evasão. Caso o jovem matriculado deixe de freqüentar os encontros, o CRAS envia uma equipe formada por assistente social e psicólogo para saber o motivo da ausência do mesmo, e com isso tentar trazê-lo de volta para o grupo, pois o grande objetivo do Projovem é a inclusão social e a formação integral dos jovens junto à sociedade.

Os jovens que têm a faixa etária de 15 a 17 anos e é beneficiário do Programa Bolsa Família deve procurar o CRAS mais próximo de sua residência e efetuar a inscrição nos coletivos do Programa. (Ascom PMRB)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation