X

TV GAZETA comemora 20 anos de fundação no Acre

Jornalismo ético e de qualidade, voltado para os problemas sociais e buscando sempre a verdade dos fatos. Assim podem ser resumidos os 20 anos de fundação da TV Gazeta, que se consolidou como líder de audiência no Acre.

Criada no dia 2 de fevereiro de 1990, com um projeto ousado e cheio de inovações, idealizado pelo empresário Roberto Moura, a emissora vem ca-minhando lado a lado com os acreanos, nesses últimos anos, levando informação de forma ágil, precisa e pautada na ética.

No início, a TV Gazeta era retransmissora da Rede Manchete, com uma programação diversificada. O primeiro programa local foi o jornal Gazeta em Manchete, idealizado pelo jornalista Silvio Martinello, proprietário do jornal A GAZETA e da Rádio Gazeta FM.

Ele destaca que o sucesso do telejornal, considerado de maior audiência no Acre, se deve à dedicação e ao profissionalismo dos profissionais que iniciaram o trabalho na TV Gazeta.

O atual secretário de Comunicação do Governo do Estado, Aníbal Diniz, que foi o primeiro editor do Gazeta em Manchete, lembra que a decisão de colocar o jornal logo após a novela Pantanal foi estratégica e decisiva, pois a novela era campeã de audiência na época.

Entre outros destaques da história da emissora, que foram fundamentais para a consolidação da TV Gazeta como exemplo de bom jornalismo, ele cita a conquista do prêmio Líbero Badaró, concedido pela Revista Imprensa, à reportagem sobre uma reintegração de posse no Belo Jardim; o prêmio CNT de Jornalismo, concedido à reportagem de Washington Aquino sobre a BR-64; e a cobertura do assassinato do governador Edmundo Pinto.

Para o ex-governador Jorge Viana, a TV Gazeta exerceu um papel importante na formação de novas lideranças no Estado, colaborando para o processo de democratização da informação.

Foi justamente em 1990 que Jorge Viana disputou sua primeira eleição para o Governo, perdendo para Edmundo Pinto. Ele ressalta a importância da emissora na evolução do telejornalismo e diz que, através da TV Gazeta, aprendeu a dar entrevistas.

Fatos marcantes – Logo após o primeiro ano no ar, a “grade” da TV Gazeta já era composta por programas importantes, que até hoje estão na memória do público acreano. Quem não se lembra da irreverência do “Programa Legal”, direcionado ao público jovem e apresentado por Zezinho Kennedy? Vale a pena recordar também o “Programa do Antônio Klemer”; o “Câmera Gazeta”, com Washington Aquino; “Music Mania”, com Marcão; “Jogo do Poder”; “Vídeo Tape”; “Marlize Braga e How Campos” e o “Bom dia Cidade”, com Luís Carlos Moreira Jorge.

Mais tarde, surgiram outros como o “Gazeta Alerta”, o “Acre Rural” e o “Geração Gazeta”, líderes em audiência na TV acreana graças às inovações e ao profissionalismo que trouxeram ao jornalismo do Estado.

Ao longo desses 20 anos, a TV Gazeta esteve sempre presente nos fatos mais importantes da história do Acre como o julgamento dos acusados pelo assassinato de Chico Mendes; o processo de cassação de Hildebrando Pascoal, na Câmara Federal; o incêndio do prédio da Assembléia Legislativa; o acidente com o avião da Rico Linhas Aéreas; o massacre religio-so em um seringal às margens do Rio Tarauacá; o julgamento dos envolvidos no “crime da motosserra”; o conflito entre população e policiais, em Extrema; o acidente com o avião da FAB, que seguia de Cruzeiro do Sul para o Amazonas, entre outros.

Atualmente, a TV Gazeta é retransmissora da Rede Record, emissora que mais vem crescendo no Brasil.

Pioneirismo  – Com uma equipe formada por profissionais competentes e capacitados, a TV Gazeta mantém sua atuação pioneira e empreendedora no jornalismo acreano, na busca de estreitar cada vez mais a relação com o seu público e de levar informação de qualidade à população, de forma cada vez mais ágil, precisa e comprometida com a verdade.

Antenada aos avanços tecnológicos e culturais do mundo moderno, a TV Gazeta lançou, em 2009, o portal de notícias Agazeta.net, destacando-se como a primeira televisão acrea-na a disponibilizar toda a sua programação local na rede mundial de computadores. Com apenas um ano “on line”, o portal de notícias já soma mais de um milhão e meio de acessos por mês, e os vídeos da TV Gazeta, através do portal, estão entre os mais assistidos em um dos sites de vídeos mais acessados do mundo, o Youtube, na categoria “repórteres”.

E 2010 promete ser um ano de mais conquistas. Entre elas, a instalação de mais um canal, desta vez retransmissor da Record News, em TV aberta, para todo o Estado. O canal deve entrar no ar em, no máximo, 90 dias.

 

As comemorações dos 20 anos da TV Gazeta começam, na noite desta terça-feira, 2, quando será exibido um programa especial, com um resumo dos principais acontecimentos que marcaram esses 20 anos da TV Gazeta no Acre.

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: