Por volta das 20h30 de sexta-feira, 19, uma equipe de paramédicos do Samu foi chamada para socorrer o detento Odevanir Silva Cardoso, que, segundo informações, sofreu uma queda dentro de uma das celas do Presídio Francisco D´Oliveira Conde e teria ficado gravemente ferido.
Os paramédicos resgataram o detento, que foi encaminhado ao Pronto-Socorro, onde deu entrada com suspeita de traumatismo craniano.
Segundo informações, no período da tarde ele e outros três detentos, colegas de celas identificados pelos nomes de Francisco André, Flael Germano Lima e Alex de Souza, teriam sido encaminhados à Defla por terem agredido o detento Advagner Maia da Silva, durante uma discussão.
A briga entre os reeducandos aconteceu por volta das 7h, na cela 1 do Pavilhão “B” do FOC.
No período da noite, Odevanir estaria montado nas costas de um colega de cela tentando acender uma lâmpada, quando recebeu uma descarga elétrica e caiu batendo a cabeça no chão, ficando desacordado e convulsionando.
Após receber os primeiros atendimentos ainda no presídio, o detento foi levado para a UPA do 2° Distrito. Dentro da viatura do Samu, o seu estado de saúde se agravou, aumentando as convulsões e os paramédicos decidiram levá-lo ao Pronto-Socorro. Após receber atendimento médico, Odevanir foi levado de volta ao presídio.