Não compre gasolina!

Está circulando na internet um e-mail muito, muito importante para todos nós que moramos no Acre que consumimos o combustível mais caro do Brasil.
Essa informação é importante, principalmente, porque já estão anunciando um aumento de 4 a 5% no litro da gasolina, o que significa que, no Acre, o litro desse combustível vai custar mais de R$ 3,00!

Trata-se de uma corrente para que os consumidores não comprem combustíveis nos postos da BR – Petrobras.

A idéia é esvaziar os postos da Petrobras comprando gasolina da DNP, Shel, Esso e da Texaco. A idéia é forçar a lei da oferta e da procura funcionar.
Se nos próximos meses os consumidores não comprarem a gasolina da principal fornecedora brasileira de derivados de petróleo, que é a Petrobras, e se essa empresa vir suas vendas paralisadas ela ficará inclinada e obrigada, por via da única opção que terá, a reduzir os preços, de seus próprios produtos, para recuperar o seu mercado.

Em reduzindo os preços, as outras companhias (DNP, Shell, Esso, Texaco, etc.) terão que seguir o mesmo rumo, para não sucumbirem economicamente e perderem suas fatias de mercado.

Isso é absolutamente certo.

Mas, para haver um grande impacto, é preciso alcançar milhões de consumidores da Petrobras.

É muito simples participar desse boicote. É só continuar abastecendo e consumindo normalmente em outros postos em vez de abastecer nos postos da maior companhia distribuidora do Brasil e, conseqüentemente, com maior poder sobre o mercado e os preços praticados.

Se permitirmos o aumento do combustível, vamos dar uma trégua para a inflação porque tudo, ou quase tudo, que consumimos, compramos e utilizamos no nosso dia-a-dia, tem o preço dos transportes, fretes e distribuição embutidos no preço de custo e que, conseqüentemente, são repassados para nós.

Num país que possui a terceira maior reserva de petróleo do mundo, num país que exporta para os vizinhos Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai combustíveis, sem misturas, que chegam aos seus consumidores com 50% do valor que os brasileiros pagam, só mesmo fazendo um grande boicote para sermos respeitados.

A política econômica só beneficia quem importa nossos produtos enquanto os consumidores brasileiros pagam maiores preços por produtos de baixa qualidade.

Não compre gasolina!

Eliane Sinhasique é jornalista, radialista e publicitária
[email protected]

Assuntos desta notícia

Join the Conversation