Omissão de socorro

Ter plano de saúde é praticamente obrigatório. Todo mundo que tem, incentiva quem não tem a adquirir. Argumentam que a qualquer momento a gente pode ser acometida de uma grande moléstia que só um plano de saúde pode nos salvar dos gastos excessivos na busca pela cura.

O medo da doença, desse fantasma que ronda nossas cabeças, nos impulsiona a assinar o bendito contrato com todas as coberturas que se possa um dia precisar.

Tem gente que adora doença. Que adora fazer consultas e exames só para usar o plano de saúde. Não é o meu caso. Reluto em ir visitar um médico, mesmo quando estou me sentindo mal. Só vou quando não agüento mais mesmo!

E foi numa situação de muita dor que procurei, no último sábado, no Rio de Janeiro, o Hospital São Lucas, conveniado com a Unimed. Infelizmente não pude ser atendida porque o pessoal do HSL não conseguiu

falar com o pessoal da Unimed Rio Branco para receber a autorização de atendimento.

A recepcionista ficou pendurada no telefone por mais de meia hora tentando conseguir a tal autorização. Os outros pacientes que chegavam ao hospital, em busca de atendimento, já estavam impacientes porque eu não saia do balcão para que eles pudessem ser atendidos.

O HSL não conseguiu que alguém da Unimed Rio Branco atendesse uma ligação às duas da tarde do sábado.

Mesmo em cólicas, verde de dor, o HSL não me atendeu. Se ninguém no Acre não atendesse o bendito telefone eles “não poderiam fazer nada”.

Isso chama-se omissão de socorro.

Com muito custo, consegui uma outra casa de saúde, Ênio Serra, em Laranjeiras, que me atendeu sem precisar ligar para a Unimed Rio Branco. Preencheram os papéis, assinei, e fui atendida.

As perguntas que não querem calar é por que o Hospital São Lucas não me atendeu? Por que simplesmente não preencheram os papéis? Que normas são essas que num hospital é preciso ligar para a Unimed

Rio Branco e em outro não existe essa exigência???

A Unimed em Rio Branco precisa urgentemente desburocratizar seu atendimento fora do Estado.

Não podemos escolher o dia em que precisaremos ser atendidos de emergência. E se é preciso autorizar um atendimento pelo Acre, a Unimed RB precisa ter plantão no seu 0800 nos finais de semana.

De que vale pagar o “melhor plano de saúde”, se quando você precisa dele não é atendida???

Omissão de socorro é um dos crimes previstos no Código Penal brasileiro, em seu art. 135. Omissão de socorro é crime contra a pessoa. Crime contra a pessoa é todo aquele cuja compreensão se estende ao crime contra a vida; de lesão corporal; de perigo da vida e da saúde; de rixa; contra a honra; e contra a liberdade individual.

Eliane Sinhasique é jornalista, radialista e publicitária
[email protected]

Assuntos desta notícia

Join the Conversation