Política local 10/03/2010

“Esqueça a ânsia, as flores de outono não florescem no inverno”.

Ditado árabe.

Nada enaltecedor
O anúncio de que a partir de abril semanalmente desembarcarão em Cruzeiro do Sul 24 toneladas de alface, cheiro verde, couve, tomate etc, importados da cidade peruana de Pucalpa, longe de ser uma boa notícia para o Juruá, ao contrário, é péssima: tudo isso poderia estar sendo produzindo naquele município se houvesse uma política agrícola do governo.

Dinheiro que sai
O dinheiro a ser usado na transação poderia estar girando naquela região, dando emprego e renda, se fosse aplicado para produzir estes produtos agrícolas, mas irá para o Peru.

Mais ricos ainda
E essa política de importação só vai beneficiar aquele pequeno grupo de empresários cruzeirenses milionários, que vão ficar mais milionários ainda com a jogada comercial.

Um belo exemplo
Para se ter uma idéia de quanto isso vai enricar ainda mais este grupo, um deles anunciou que por conta deste acordo ele comprará um caro avião russo Antonov de cargas, no cash.

Como saco de pipoca
O moço deixou boquiabertos os representantes de órgãos federais na reunião do final de semana em Cruzeiro do Sul: fez um gesto como se fosse o mesmo que comprar um picolé.

Conversa franca
O deputado federal Sérgio Petecão (PMN) teve ontem uma conversa franca com o presidente do PSDB, Tião Bocalom, comunicando que é candidato ao Senado e quer apoio dos tucanos.

Proposta na mesa
Na conversa, Petecão propôs ainda que o candidato ao Senado da coligação PSDB-DEM-PPS-PTdoB-PSL-PMN seja o nome que aparecer melhor nas pesquisas, e que isso se defina logo.

 Desalento tucano
A proposta encontra boa receptividade entre os tucanos, devido ao chove e não molha de Márcio Bittar (uma hora é candidato e a outra não é) e por Sérgio Barros não sair dos 3%.

Não comenta
Liguei ontem para o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) para saber sua posição, e continua no impasse esperando o resultado da pesquisa do diretório nacional do PSDB.

É o que espera
Não é preciso ser muito atento para se deduzir que Márcio espera aparecer  líder na oposição nesta pesquisa, e com isso ser indicado candidato ao Senado pela executiva nacional do PSDB.

Quando abril chegar
Com este quadro confuso a dedução que se chega é que a escolha do candidato ao Senado dos tucanos não se definirá oficialmente antes da primeira quinzena de abril.

Flaviano blefa
É o que dizem os dirigentes dos demais partidos da oposição no tocante ao PMDB ter chapa própria à Câmara Federal, muito embora Flaviano Melo venha garantindo estar tudo certo.

Análise errada
É uma análise errada pensar que o “PMDB virá pelo beiço” para se coligar com o PSDB, porque a candidatura de Rodrigo Pinto (PMDB) ao governo já não tem mais volta.

É óbvio
E Rodrigo sendo candidato ao governo o PMDB tem que ter chapa própria a deputado federal.

Estrago no ninho
Chega a notícia de que o vereador Alaildo foi um dos organizadores da reunião promovida pelo ex-governador Jorge Viana (PT) em Porto Walter. Nada demais se Alaildo não fosse do PSDB.

Reuniões representativas
Segundo uma fonte estranha ao PT, Jorge Viana tem conseguido fazer grandes reuniões onde chega no Alto Juruá, o que deve consolidar ainda mais o seu favoritismo ao Senado.

É o quadro
Eleição é eleição, mas, ninguém com um mínimo de conhecimento da política acreana pode deixar de reconhecer que Jorge Viana e Tião Viana são favoritos ao Senado e ao Governo.

Vaga garantida
Os números iniciais da eleição deste ano estão mostrando que o deputado federal Fernando Melo (PT) vai se reeleger muito bem votado, o que convenhamos, é fruto do seu trabalho.

Quadro indefinido
Pelo que disseram ontem dirigentes do PV numa conversa política, a cúpula do partido, ao contrário do noticiado, não tirou o deputado federal Henrique Afonso da disputa do Senado.

Debate na FPA
Vão insistir que seu nome seja debatido e analisado pelo colegiado da FPA, como deixou claro o médico Julio Eduardo (PV), em recente entrevista na televisão.

Brasa para sardinha
Os vereadores estão bravos com o presidente da Câmara Municipal, Jessé Santiago (PSB), que está substituindo as sessões ordinárias por sessões homenagens para garimpar votos.

A festa do Cabide
O vereador Cabide (PTC) andou circulando bem acompanhado pelo município de Epitaciolândia, numa alegre festança que causou frisson e comentários na cidade.

Quadro quase pronto

Começa se delinear o confronto no quadro majoritário. Para o Governo a FPA vai com a chapa Tião Viana (PT) para governador e César Messias (PP) de vice. Jorge Viana (PT) para a primeira vaga do Senado. E a segunda vaga disputam Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Henrique Afonso (PV). No PMDB, a chapa é: para o Governo Rodrigo Pinto, e para senador Geraldo Mesquita e João Correia. No PSDB, Tião Bocalom é o nome para governador e brigam por uma candidatura ao Senado, Sérgio Petecão (PMN), Márcio Bittar (PSDB) e Sérgio Barros (PSDB). É este o jogo.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation