Política local 20/03/2010

“Nada tão admirável em política quanto uma memória curta”.

(John Kenneth Galbraith)

Drible da vaca
Foi a coluna publicar ontem um desabafo do presidente do diretório municipal do PSDC, Francisco Labibiano, contra o que chamou de “enganação, uso e descarte” dos partidos nanicos após a eleição pela Articulação Política da FPA, e sua cabeça rolar na guilhotina, sendo sacado do cargo e preparada sua expulsão. Foi trombar com o Carioca e levou o drible da vaca.

Muito forte
E assim vai acontecer com qualquer dirigente dos nanicos que trombar com o Carioca.

Frente de reação
Por conta do episódio, membros do diretório do PSDC se reuniram ontem com o deputado federal Sérgio Petecão (PMN), que intermediou uma conversa com a presidência nacional.

Sem o PT
O presidente nacional José Emayel (PSDC), que mais uma vez disputará a Presidência da República, deu a garantia ao grupo que o partido não marchará com o PT, no Acre.

Nova conversa
Uma conversa pessoal tendo à frente o deputado federal Sérgio Petecão (PMN) e uma comissão dos dissidentes do PSDC irá à São Paulo para um entendimento com Emayel.

Curto e grosso
Ontem, um dirigente da FPA reclamou, por que publiquei o desabafo do Labibiano. Fui até rude na resposta: “não integro a relação dos jornalistas rendidos, e nem admito censura”.

Jogo limpo
O vereador Astério Moreira (PRP), além de cumprir um bom mandato, faz uma campanha limpa para a Aleac, sem ofender adversários e mostrando apenas seus projetos políticos.

Eis o segredo
Eis aí o segredo porque aparece nas cabeças em todas as pesquisas para a Aleac.

Mexida no PT
Merla (PT) não será mais candidato a deputado estadual, mas sim seu pai, o ex-prefeito de Feijó, Francimar Fernandes (PT), que saiu da última gestão com 80% de popularidade.

Podem guardar
A coligação PT-PDT pode guardar uma vaga de deputado estadual para o Francimar.

Conversa franca
Está adiantada a conversa para a ida do PMN do deputado federal Petecão para uma aliança com o PMDB, fato que é visto com simpatia pelo deputado federal Flaviano Melo (PMDB).

Tudo se conversa
Ao ser perguntado como ficaria Sérgio ‘Petecão’ (PMN), já que o PMDB tem dois candidatos a senador, o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) foi enigmático: “tudo se conversa”.

Preferência disparada
Mas, na executiva do PMDB a preferência disparada é pela candidatura de Márcio Bittar (PSDB) ao Senado, tanto é que vão esperar a mexida das pedras pela direção nacional.

Falar mais alto
A cúpula peemedebista ainda crê que o projeto nacional do PSDB falará mais alto e que pode acontecer a chapa Rodrigo Pinto (PMDB) para o governo e Márcio Bittar (PSDB) ao Senado.

Assunto fechado
Agora, se tem um nome mal visto e mal falado no PMDB é o do candidato ao governo Tião Bocalom (PSDB), a quem atribuem toda a confusão em que se encontra metida a oposição.

Fato que irrita
Outro fato que irrita os peemedebistas é o tucano Tião Bocalom (PSDB) propagar nas entrevistas que o PMDB sempre quis duas candidaturas ao governo, o que não é verdade.

Os Vianas se divertem
Enquanto a oposição não se entende sobre os nomes para o Senado, se haverá ou não duas candidaturas, Jorge Viana, Tião Viana e companhia limitada assistem tudo se divertindo.

Falta de disciplina
O grande diferencial a favor da FPA é que lá existe a chamada disciplina partidária, fator que não há entre os partidos de oposição. A realidade dos fatos aí está para comprovar.

Velhinhos de bengala
A permanecer em toda eleição a oposição não se entendendo, Jorge Viana e Tião Viana vão ficar anciãos de bengala ganhando de capote as disputas eleitorais no Acre.

Reduto fechado
Geraldo Pereira (PT) deve vir de Porto Acre com uma boa votação de deputado estadual, na avaliação do peemedebista Pádua Bruzugu, que tem negócios por aquelas bandas.

Marcar posição
O PV insistiu ontem na reunião do Conselho Político da FPA, que se discuta a candidatura do deputado federal Henrique Afonso (PV) ao Senado, ficando a deliberação para o dia 26.

Fato constrangedor
Fosse o deputado federal Henrique Afonso (PV) retiraria o nome deste jogo de final conhecido, no qual não será vencedor. Sua conduta ética não merece este tipo de constrangimento.

Bela vitória
Henrique Afonso (PV), por outro lado, vai coroando seu mandato com belas conquistas, como essa de que seja criada a Universidade da Floresta, no Juruá, com toda a autonomia.

Piloto de teco-teco
O prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, é o novo coordenador político do PSDB. Não tem bagagem para lidar com cobras criadas: é como botar piloto de teco-teco para pilotar um Boeing.

 Não decola
A candidatura da senadora Marina Silva (PV) à presidência está posta apenas para difundir as suas idéias e tentar criar uma consciência ambiental no tempo que terá em rede nacional de televisão, no horário gratuito do TRE. Nas pesquisas continua patinando na última colocação entre os presidenciáveis. E será a tônica. Se ganhar, será no Acre, e tão somente. É o quadro. 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation