X

Capital ganha novos ônibus esta semana

O prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim visitou no último sábado, a empresa de ônibus São Judas Tadeu, acompanhado do superintendente da Rbtrans, Ricardo Torres. Durante a visita os donos da empresa apresentaram os três ônibus novos que vão operar na Capital acreana a partir da próxima semana.

A aquisição dos veículos faz parte de um pacote de medidas adotadas pela atual gestão para melhorar o sistema de transporte coletivo da cidade, que passa por um processo de modernização tecnológica, a partir da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica e vai até a renovação total da frota atual.

A empresa São Judas Tadeu possui onze veículos em circulação na capital, sendo responsável por operar em três linhas, é considerada a menor empresa a operar no sistema. Nessa primeira fase, a empresa está renovando aproximadamente 30% de sua frota, disponibilizando um veículo adaptado para portadores de necessidades especiais em cada linha que atende. 

Esses ônibus novos pos-suem características que atendem as normas brasileiras de acessibilidade, dentre elas destacam-se a plataforma elevatória, pois todos os ônibus novos são totalmente adaptados para atender os usuários que pos-suem dificuldade de locomoção e portadores de deficiência.

Também têm espaço reservado e exclusivo para cadeirantes e obesos contendo sinalização e cinto de segurança; cadeiras especiais na cor amarela para idosos, deficientes e gestantes; piso tátil, que garantem a indicação de obstáculos ou mudança de plano da superfície; botoeiras desenvolvidas com sinalização em braille acoplados, exclusivo para deficientes visuais e conta com degrau antiderrapante abaloados, com cantos arredondados e detalhe na cor amarela, para evitar acidentes, além de som ambiente.

Com as mudanças, a Prefeitura de Rio Branco garante a inclusão social de usuários que possuem mobilidade reduzida, como cadeirantes, idosos e pessoas com carrinho de bebê, possibilitando acesso aos meios de transportes públicos e atende as novas normas brasileiras de acessibilidade.

A distribuição dos novos ônibus que estarão em circulação a partir da próxima semana, atende as necessidades da comunidade, sendo levado em consideração o elevado número populacional dos bairros contemplados, bem como a distância percorrida até o Terminal Urbano. As linhas Norte Sul, Apolônio Sales e Parque Industrial serão as primeiras a receber os veículos novos. (Ascom PMRB)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: