Começa hoje mais uma etapa da campanha contra Influenza A

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A (H1N1) começou nesta segunda-feira. No Acre já foram distribuídas 109 mil doses nas unidades de saúde, e neste momento o público alvo da campanha são as mulheres grávidas em qualquer idade gestacional, os pacientes de doenças crônicas com menos de 60 anos e ainda as crianças entre seis meses e menos de dois anos.

vacina_gravidas

Maria Soares do Nascimento está grávida de nove semanas e foi uma das primeiras a ser imunizada na Unidade de Saúde do bairro São Francisco em Rio Branco. “Não quero correr o risco de pegar esta gripe enquanto estiver grávida, assim protege também o meu filho”, disse.

O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, alerta que a dose para as crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos deve ser repetida no período de 26 de abril a 7 de maio. A única contra indicação, apontada pelo Ministério da Saúde, é para pessoas que têm alergia ao ovo de galinha.

Durante a primeira etapa da Campanha foram vacinados profissionais de saúde e população indígena aldeiada. De acordo com coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Maria Auxiliadora de Holanda, 83% dos profissionais de saúde foram imunizados, e em relação aos indígenas a cobertura foi de 55%. “Ainda estamos realizando as mobilizações nas comunidades indígenas”, completou a coordenadora. (Agência de Notícias do Acre)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation