X

Polícia Técnica do Acre pode entrar em greve geral a partir da próxima semana

Nesta quarta-feira, 17, peritos criminais do Instituto de Criminalística do Acre realizaram uma paralisação de 12 horas em suas atividades, em advertência a possibilidade de uma greve geral da Polícia Técnica a ter início a partir da próxima semana.

Nesta sexta-feira, 19, a categoria realizava na Assembléia geral para indicativo de greve a ter inicio na segunda-feira, 22.

Peritos criminais, Peritos Papiloscopistas, auxiliares de necropsia e médicos legistas reivindicam em caráter de urgência a contratação dos Peritos concursados que já concluíram a academia, inclusão das atividades periciais para os peritos papiloscopistas, enquadramento dos médicos legistas, que permanecem a sete anos no nível inicial, aumento do número de peritos, pois a categoria alega que com o aumento de delegados aumentou a demanda pericial, no entanto permaneceu o quadro de dez peritos para todo o estado.

Em documento enviado a imprensa, a Associação de peritos Criminais do Estado do Are informa que desde dezembro do ano passado vem tentado, sem sucesso, uma audiência conjunta com os secretários de Segurança Pública e Polícia Civil, a fim de tratar de questões estratégicas do Instituto de Criminalística, tais como a autonomia administrativa e financeira, a fim de propiciar uma gestão mais ágil dos recursos, bem como diminuir o tempo de resposta as necessidades entorno do beneficio de insalubridade para as atividades desempenhadas pelos peritos criminais, peritos papiloscopistas, auxiliares de necropsia e médicos legistas.

A categoria também reivindica melhorias na infra-estrutura do Departamento de Polícia Técnica, com investimentos na capacitação e qualificação do quadro atual de peritos, entre outras coisas.

Na sexta-feira, 19, em Assembléia geral, será votado a realização da greve geral, que se aceita pela maioria, terá inicio de segunda-feira, 22 por tempo indeterminado.

Categories: Geral
paula: