Segurança Pública apresenta projeto Sigo ao Ministério Público

O Governo do Acre apresentou ontem, 4, ao Ministério Público Estadual o Sistema de Informação e Gestão Operacional (Sigo), software que permite criar e organizar bando de dados,  padronizar e agilizar ações e procedimentos de enfrentamento à violência. A apresentação ocorreu no auditório do MPE e foi realizada pela secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, contando com a presença de vá-rios procuradores e promotores de Justiça e assessores da instituição. Em sua essência, o Sigo possibilita a identificação instantânea de áreas, bairros, datas e horários críticos em termos de criminalidade  com significativa redução do tempo de ação e dos custos da estrutura policial. 

O Sigo vem sendo utilizado em todas as delegacias de Rio Branco, nos 1º e 2º batalhões de Polícia Militar e na Companhia de Trânsito da PM, conseguindo, nesta fase experimental, identificar e deter 19 pessoas com alguma pendência judicial. “Tínhamos quatro sistemas que não se conversavam e este será um salto enorme que vamos dar”, disse Márcia Regina.

O Sigo busca integrar e disponibilizar informações de forma eficiente e segura entre as polícias. Até o final de maio, todas as polícias (Federal, Rodoviária Federal, PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) terão acesso ao sistema. “É muito importante que o Ministério Público tenha acesso a esse sistema, que vai facilitar muito nosso trabalho”, disse o procurador-chefe do MP, Sammy Barbosa. Com o Sigo, o promotor poder interagir com o delegado no inquérito, por exemplo, o que traz maior qualidade aos autos e eficiência no sistema de investigação criminal. (Agência Acre)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation