X

Senai abre cursos gratuitos

Iniciou-se ontem, 2, a maratona do Senai-AC pelo inte-rior do Estado, realizando a abertura de cursos gratuitos para pessoas desempregadas ou em busca do primeiro emprego. O diretor da Escola Senai Cel. Áuton Furtado, Mozani Mariano, participou da aula inaugural das turmas de Panificação & Confeitaria, em Assis Brasil, e de Mecânico de Manutenção em Ar-Condicionado, em Epitaciolândia. São 15 vagas por turma e os cursos são totalmente custeados pelo Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ), que é executado em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), utilizando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Ao todo, a instituição abrirá, até o fim do primeiro semestre, 10 turmas de cursos variados (Mecânico de Motocicleta, Mecânico de Manutenção de Câmaras Frias e Balcões Frigoríficos, Eletricista Residencial, Pedreiro – por meio do Núcleo da Construção Civil do Senai -, Panificação & Confeitaria e Mecânico de Manutenção em Ar-Condicionado), inicialmente com 15 vagas cada um, qualificando, de forma gratuita, pelo menos 150 pessoas que aspiram a uma vaga no mercado de trabalho.

Mozani explica que são duas turmas em Rio Branco (Mecânico de Motocicleta e de Manutenção de Câmaras Frias), uma turma de Panificação & Confeitaria em Xapuri, uma turma de Mecânico de Motocicleta em Porto Acre, três turmas em Mâncio Lima (Panificação, Eletricista Residencial e Pedreiro) e uma turma de curso de Pedreiro em Plácido de Castro. As inscrições estão abertas nos Núcleos de Amparo ao Trabalhador (NATs) dos respectivos municípios.

“Cada curso tem carga horária de duzentas horas, divididas em aulas teóricas e práticas. É a primeira vez que realizamos em Assis Brasil e nossa expectativa é das melhores. O Senai-AC tem orgulho de fazer parte do PlanTeQ aqui no Estado, e não economizamos esforços para levar capacitação e qualificação profissional onde há grande carência”, afirmou o diretor da Escola Senai. (Ascom Fieac)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: