O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (24) que não se pode “brincar” com a estabilidade econômica e que ela deve ser mantida em ano eleitoral. A afirmação foi feita durante evento do programa Territórios da Cidadania.
“Não podemos brincar com a economia, não vamos brincar com estabilidade econômica, ela tem que ser mantida, a questão fiscal tem que ser cuidada com muita seriedade e a inflação tem que ser controlada, porque se ela voltar vai em cima do pobre”.
Segundo Lula, o que segurou o país durante a crise financeira mundial não foram as grandes empresas como a Petrobras, a Vale e a Ford, mas o povo pobre que passou a ter melhor renda, com o aumento do salário mínimo e de programas sociais.
“Essas coisas é que no fundo acabam [impulsionando] o crescimento do país”.
Durante o evento, Lula e ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, anunciaram que o programa Territórios da Cidadania terá R$ 27 bilhões em recursos neste ano.
Nos anos de 2008 e 2009 foram investidos cerca de R$ 30 bilhões no programa. Atualmente o programa atende 1.850 municípios, de acordo com Cassel, levando programas sociais e ações para o desenvolvimento sustentável. (Agência Brasil)