X

Novas seções eleitorais serão criadas na zona rural do estado

Localidades de difícil acesso em todo o estado do Acre poderão ganhar novas seções eleitorais. A possibilidade de instalação de novos locais de votação na zona rural será avaliada por servidores dos Cartórios, juízes eleitorais e a comunidade, que realizarão uma análise detalhada sobre o assunto nas próximas semanas.

A idéia de instalação de novas seções eleitorais no Acre partiu do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Desembargador Arquilau de Castro Melo. Arquilau percebeu à dificuldade de acesso a vários locais de votação situados fora da zona urbana, e encaminhou ofício aos juízes eleitorais solicitando providências no sentido de viabilizar o projeto. “Além de facilitar a vida de quem mora nas localidades mais isoladas, essa iniciativa também serve para coibir o aliciamento de eleitores no dia da eleição, já que muitos candidatos oferecem transporte para o deslocamento dessas pessoas e acabam assim influenciando nas suas escolhas”, disse o presidente do TRE.

Os municipios de Capixaba, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Acrelândia, que compreendem a 8ª Zona Eleitoral, realizarão audiências públicas para colher sugestões da comunidade acerca da criação dos novos locais de votação. Em Sena Madureira, cinco locais já foram selecionados para a instalação das seções, restando ainda verificar se há mais de cinquenta eleitores nas referidas localidades (número mínimo previsto no Código Eleitoral), definir possíveis locais de funcionamento das seções e alistar os eleitores que lá residem. “As localidades onde poderiam ser instaladas novas seções em Sena Madureira foram definidas em contato com as entidades locais”, disse a juíza Thais Borges, ao explicar porque não foi necessária a realização de audiência pública no município.

Na 1ª Zona Eleitoral, em Rio Branco, foram criados recentemente dois locais de votação na Zona Rural: um na Escola Estadual Rural Capitão Edgar Cerqueira Filho, localizada na BR 317, km 35, na Baixa Verde e outra na Comunidade Dom Moacir, na Escola Estadual Rural de Ensino Fundamental Ercília Feitosa Gomes, localizada na BR 364, Km 14.

Recentemente, servidores do cartório da 1ª Zona realizaram vistorias nos edifícios e escolas onde funcionam as seções eleitorais da zona urbana, com o objetivo de conhecer a estrutura física dos imóveis, bem como averiguar se os locais apresentam condições adequadas para o funcionamento das seções eleitorais que atualmente abrigam. O mesmo trabalho será feito nas demais zonas eleitorais do estado. (Ascom/TRE)

 

Categories: POLÍTICA
paula: