DESABAMENTO ANUNCIADO

DESBA1No mês de fevereiro a coluna alertou as autoridades, principalmente da Defesa Civil, em relação ao risco de desabamento no bairro Preventório. Na época, a manchete de capa dizia: “CARA MURCHA POR UM FIO”. Pois bem, seu Antonio José, 73, conhecido na área por esse apelido não morreu, realmente ‘por um fio de cabelo’, a casa desabou em cima do barraco dele que ficava logo abaixo, e estava dormindo quando foi salvo por vizinhos. Vejam a foto ao lado que foi tirada um dia antes do alerta da A VOZ DO POVO (edição 19/2 de A GAZETA), compare agora com o que ficou, um verdadeiro deserto em meio aos escombros ainda com perigo de acontecerem mais deslizamentos de terra. O estranho é que os órgãos de proteção só agiram quando o fato já estava consumado, a expectativa que se tinha era a retirada dos moradores antes. Portanto, fica o alerta quando se divulga uma situação relacionada a riscos, os órgãos devem agir de forma mais rápida prestando socorro a quem precisa.
DESBA2

FALA POVO

Caríssimo Michelangelo Botto, 
Valeu a pena termos ficado sem a Coluna “A Voz do Povo” na sexta-feira retrasada, em virtude do feriado santo, só para termos o prazer de ler as matérias sensacionais que foram publicadas.

 Gostaria muito de conhecer o desfecho das duas histórias: a da matéria intitulada “Cara Murcha” e a da outra matéria sobre aquele senhor que se ausentou durante dois anos para fazer um tratamento de saúde em Goiânia e quando retornou ao Acre, recebeu uma certidão de óbito.
 Mudando de assunto, achei impressionante esse meio de comunicação (a carta) entre as presas e o código de linguagem que elas usam é muito interessante! Sabe, essa carta daria para inspirar o tema de uma monografia de conclusão de curso na Faculdade de Direito.

Quando me formei, em janeiro de 1983, em Aracaju-SE, não existia ainda as Monografias de conclusão de curso. Teria adorado escrever sobre os meios de comunicação desenvolvidos pelos presos na cadeia. Espero que algum acadêmico de Direito da Universidade Federal do Acre ou de outras universidades no Brasil se interesse por esse tema!

Tenho acompanhado daqui a candidata do Acre às eleições presidenciais deste ano, a Sra. Marina Silva (PV). Li que esta senhora é um exemplo: vem de uma família muito pobre, acho que de uma família de seringueiros, militou pela causa dos seringueiros junto ao Chico Mendes e aprendeu a ler e a escrever já adulta. Realmente, isso é admirável! Tiro o meu chapéu para ela! Espero que ela seja bem sucedida nas próximas eleições!
 Um bom fim de semana para você e até a próxima.
 
Ocenilda Santana de Sousa
Advogada

Nota Pé: Sobre o ‘Cara Murcha’ temos novidades não muito boas publicadas aí ao lado; em relação aquele senhor que recebeu por engano atestado de óbito, já está com a sua identidade em dia e hoje pode se considerar um cidadão igual aos outros, infelizmente na fila a espera de tratamento fora de domicílio.

BARBEIRO PODE ESTAR NO FEIJÃO
DESBA3Recentemente foi encontrado em Rio Branco o mosquito Barbeiro, que provoca a doença de Chagas, o pior é que o feijão nosso de cada dia também pode estar contaminado. A informação extra oficial dando conta que toda a colheita entregue por uma cooperativa de plantadores de feijão e distribuída para o Norte, Centro Oeste e Sudeste apresenta amostras do protozoário da doença, o tripanosoma cruzi, assusta. Especialistas começaram analisar os tipos mulatinho, roxinho e branco para se saber o teor da ‘contaminação’, apesar disso, até agora nenhum lote foi retirado de circulação pelo Ministério da Agricultura, fazendo com que o número de pessoas infectadas aumente a cada semana. A maioria dos doentes está no sul do estado de Goiás, São Paulo e Minas, porém sabe-se que há casos aparecendo no Acre, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Infectologistas estão recomendando que se troque temporariamente o feijão por Canjica ou Grão de Bico (imunes ao Chagas), porém, se for indispensável o uso do grão do feijão nas refeições, aconselha-se que se coloque quatro gotas de dendê ou dois de vinagre de maçã no feijão que fica de molho após a lavagem.

Nota Pé: Apesar de ser notório que o Barbeiro já circula na Capital, apareceu perto da Fundação Hospitalar do Acre, a coluna não está totalmente convencida dessa informação relacionada ao feijão, por isso mesmo, na próxima semana vamos tentar uma entrevista com especialistas para esclarecer melhor o assunto, até lá, a dona-de-casa que for preparar o produto tome os cuidados necessários de higiene conforme algumas dicas acima.

ÚLTIMAS DO DIA

* Depois de hipotecar apoio à pré-candidata Dilma Rousseff, o capitão do Exército Luis Fernando Ribeiro de Souza, que já foi preso em 2009 por denunciar transferência de militares, está sendo enquadrado agora pelo artigo 2º, inciso I, da Lei Federal 5.836/72, que diz que os oficiais serão submetidos a Conselho de Justificação quando forem acusados oficialmente ou por qualquer outro meio lícito de comunicação social…

* …lotado em General Câmara (RS), o oficial já está sendo comparado no Brasil com o capitão Lamarca morto em 1971 no interior da Bahia ao se rebelar contra o regime militar. Na época abandonou a caserna para ser guerrilheiro da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) e do MR-8 (Movimento Revolucionário Oito de Outubro).

* Não deixa de ser um exagero a comparação, mas…

* …falando em sul do país, Valtemir Gonçalves de Oliveira, conhecido pelo apelido de “Palito” foi visto novamente naquela região, só que entre os estados de Santa Catarina e Paraná. Ele que “ajudou” o Ministério Público do Acre a elucidar crimes hediondos, ainda é amparado pelo Programa Nacional de Proteção às Testemunhas?

* Em Belo Horizonte é rea-lizado um importante encontro da Rede Católica de Educação, duas coordenadoras do Instituto Imaculada Conceição representam o Estado…

* …já no município de Cruzeiro do Sul, interior do Estado, mais de vinte toneladas de frutas e verduras exportadas do Peru chegaram esta semana no avião cargueiro 727-200. Com isso, o quilo do tomate cobrado a oito reais deve cair para menos de quatro reais, preço nunca visto pela população do Juruá que deve garantir rapidamente a feira do fim de semana nos mercados locais…

* …ponto para o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), que depois da viagem a Ucayali, importante região comercial localizada na fronteira com o país vizinho, anunciou a chegada dos produtos cumprindo a promessa feita em praça pública. Aliás, hoje é lançado como candidato ao Senado ao lado do ex-governador Jorge Viana (PT).

* Novo site jornalístico é lançado na internet: Acre Notícias…

* …chega também o Correio da Boa Notícia do senador Tião Viana (PT), o site traz um balanço positivo da viagem à China, aliás a comitiva de empresários já esta na Capital contabilizando os negócios principalmente na área da construção civil, enfim, abre-se definitivamente o mercado para o Oriente.

* Após a decisão do Supremo Tribunal Federal, que derrubou a obrigatoriedade de diploma para exercer a profissão de jornalista, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já contabiliza 1098 registros sem graduação específica na área, isso sem contar com o estoque de quase 15 mil precários oriundos de liminares na Justiça…

* …o estado que mais emitiu o registro para não diplomados no Brasil foi São Paulo, com 554 emissões. A lista segue com Minas Gerais (113) e Distrito Federal (70). O único estado que ainda não emitiu esse tipo de registro foi o Amapá.

* Enquanto isso, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) não admitiu servidor sem graduação em Jornalismo para exercer o cargo de assessor de comunicação, um desrespeito sem tamanho à decisão do STF. O cidadão basta entrar com recurso que ganha rapidinho na Justiça.

* Com ajuda de outro colega, o advogado Armyson Carvalho, conseguiu através de um HC (Habeas Corpus), liberar na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, os agentes penitenciários acusados de matarem Magaiver no presídio Antonio Amaro Alves. O Dr. Lee, o mesmo que no ano passado se ajoelhou perante o Tribunal do Júri, vem se destacando na área criminal e por isso contabiliza resultados satisfatórios em seu currículo. Com a decisão, os agentes vão aguardar o pronunciamento da Justiça em liberdade.

* Até a próxima sexta-feira!

Assuntos desta notícia

Join the Conversation