DESAPARECIDO: ATÉ QUANDO?

desaparecido
Está completando um mês e ninguém sabe o paradeiro do jovem Fabrício, só vejo a contagem de presos, pistas, cativeiros, covas, enxadas, lagos, açudes e nada! A população indignada começa pedir providências enérgicas das autoridades de segurança, sob pena de terem que soltar todos os acusados imeditamente e ter que começar do zero as investigações.

O juiz da causa, Dr. Cloves Augusto, meu ex-professor de Direito na Faculdade, pelo que conheço, não deverá prorrogar as prisões, até porque as provas são ínfimas e o mais surpreendente é que teve delegado declarando que vai indiciar a todos.

Como? Sem aparecer pelo menos o corpo? Tenha santa paciência. Até então, a coluna ainda não tinha se manifestado, acreditando que trinta dias eram mais do que suficientes para a elucidação do crime, diante da demora e o grande número de pessoas revoltadas com a situação, chegaram pedidos através do espaço para a Polícia Federal, seja convocada a entrar no caso o quanto antes, ajudando assim a desvendar o mistério envolvendo um jovem estudante indefeso, que ao entrar num ônibus no dia 16 de março desapareceu e não mais voltou para o seio da família.

 FALA POVO
O CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DO ACRE – CDDH/AC. Pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, através de seu representante legal ativista de Direitos Humanos no Acre, vem por meio desta recomendar ao Ministério Público, através da Promotoria de Defesa do Consumidor, providências urgentes junto aos órgãos responsáveis pelo Sistema de Transporte Coletivo da Cidade de Rio Branco, (RBTRANS, SINDCOL) a efetivação urgente, de trinta e cinco ônibus novos recém-adquiridos, que se encontram parados na garagem da Empresa de Transporte Coletivo Floresta, nesta cidade, isso, tendo em vista, haver uma grande necessidade de se trocar a frota que circula diariamente em nossa cidade, oferecendo dessa maneira, qualidade e segurança aos usuários.

Como já é de conhecimento desta promotoria, pedimos providências.

 Jocivan dos Santos Silva
CDDH/AC

Nota Pé: Recentemente a coluna registrou o abandono de uma parada de ônibus, localizada bem próxima a loja de esporte no Bosque. Na época, o banco estava quebrado, agora nem banco tem mais no local, o pessoal fica em pé mesmo. É mole? MP neles!

 

carro1
RETROVISOR DE CASA –  Na antiga Rua Eduardo Assmar, Segundo Distrito de Rio Branco, leitor atento manda uma bela foto do nosso cotidiano. Reparem o retrovisor da caminhonete, que designer “futurista”, tirou o espelho de casa e mandou bronca, colocou logo no carro para não perder a visão. Tá certo, esse é o verdadeiro Acre!

 QUESTÃO DE DIREITO

Em 1955, em Campina Grande na Paraíba um grupo de boêmios fazia serenata numa madrugada do mês de junho, quando chegou a polícia e apreendeu o violão.
Decepcionado, o grupo recorreu aos serviços do advogado Ronaldo Cunha Lima, então recentemente saído da Faculdade e que também apreciava uma boa seresta. Ele peticionou (requereu) em juízo para que fosse liberado o violão.

Na época aquele pedido ficou conhecido como “Habeas-Pinho” e enfeita as paredes de escritórios de muitos profissionais de Direito e bares de praias no Nordeste.

Mais tarde o referido personagem foi eleito deputado estadual, prefeito de Campina Grande, senador da República, governador do Estado e por último deputado federal.

Eis a famosa petição com a respectiva decisão do juiz.

HABEAS PINHO

Exmo. Sr.
Juiz de Direito da
2ª Vara desta Comarca,

O instrumento do crime que se arrola
Neste processo de contravenção
Não é faca, revólver nem pistola.
É simplesmente, Doutor, um violão!

Um violão, Doutor, que, na verdade,
Não matou nem feriu um cidadão.
Feriu, sim, a sensibilidade
De quem o ouviu vibrar na solidão.

O violão é sempre uma ternura,
Instrumento de amor e de saudade.
Ao crime ele nunca se mistura.
Inexiste, entre os dois, afinidade.

O violão é próprio dos cantores,
Dos menestréis de alma enternecida,
Que cantam as mágoas e que povoam a vida,
Sufocando, assim, suas próprias dores.

O violão é música e é canção,
É sentimento de vida e alegria,
É pureza e néctar que extasia,
É adorno espiritual do coração.

Seu viver, como o nosso, é transitório,
Porém, seu destino o perpetua:
Ele nasceu para cantar, em plena rua,
E não para ser arquivo de Cartório.

Mande soltá-lo, pelo Amor da noite
Que se sente vazia em suas horas,
Para que volte a sentir o terno açoite
De suas cordas leves e sonoras.

Libere o violão, Dr. Juiz,
Em nome da Justiça e do Direito!
É crime, porventura, o infeliz,
Cantar as mágoas que lhe enchem o peito?

Será crime, e afinal, será pecado,
Será delito de tão vis horrores,
Perambular na rua um desgraçado,
Derramando na rua as suas dores?

É o apelo que aqui lhe dirigimos,
Na certeza, já, do seu acolhimento.
É somente liberdade, o que pedimos
E, nestes t emos, vem pedir deferimento!

Assinado:
Ronaldo Cunha Lima, advogado.

Nota Pé: Na próxima semana a decisão do juiz surpreendentemente, também, em forma de verso.

ÚLTIMAS DO DIA

* O governador Binho Marques abriu a semana com a seguinte frase: “Gosto de críticas bem feitas na imprensa”.

* Em Brasília, José Serra, oficializou a candidatura à Presidência da República. Atenção, ele pode vir ao Acre antes mesmo de ser homologado oficialmente pela convenção do PSDB…

* …aliás, Frank Lima, o homem forte do Andirá, poderá ser um dos coordenadores da campanha na Região Norte junto com o senador Geraldinho Mesquita (PMDB).

* Do outro lado, soa no mínimo estranho, o apoio da senadora Marina Silva, pré-candidata a presidente pelo PV a Frente Popular do Acre que abertamente já “declarou apoio” a Dilma Rousseff do PT…

* …o que se prevê e pode acontecer na campanha política na televisão, é ver as lideranças locais falarem para o povo uma coisa, ou seja, que vão apoiar a candidata do presidente Lula, mas nos bastidores a máquina funcionando a todo vapor trabalhando em função da candidata do PV, que claramente não usou a força política para emplacar um candidato do partido na chapa do Senado…

* …isso explica até o momento o favoritismo dela no Estado, mas no plano nacional, seria um fracasso o PT perder pela segunda vez para presidente da República, na primeira Alckimin ganhou de barbada de Lula…

* …então, será que Dilma vai aceitar dois palanques ou vai fazer de conta que não sabe de nada? É pouco provável.

* Recentemente, a coluna disse que Alexandre Nardonni pegaria uma pena maior em relação à mulher dele. Não deu outra, o pai da garota Isabella, morta ao ser jogada do 6º andar, em São Paulo, pegou 31 anos, enquanto que Anna Carolina 26 anos de cadeia…

* …o advogado de defesa falou em novo julgamento. Possibilidade bastante remota, até porque o Ministério Público se apegou as provas técnicas e científicas que indicam de forma ‘irrefutável’ a sentença proferida pelo Tribunal do Júri…

* …aliás, a polícia paulista é considerada a melhor da América Latina, daí ser difícil mudar a linha de raciocínio jurídico estabelecida no caso. Só se “houvesse” um fato novo, o que é improvável…

* … a defesa, baseou-se apenas, no argumento frágil no qual ninguém viu o pai e a madrasta matando Isabella. Ora, se o casal não confessou o crime, coube a polícia apontar nos autos quem foram os culpados baseado em provas periciais. Os jurados concluíram pela condenação dos réus, conforme pedido do promotor do MP de São Paulo, Francisco Sembranelli.

* Só para lembrar, existem sim casos de júris, com previsão legal, que se “reverteu à história”, mas nesse específico, as provas são por demais robustas e, diante disso, acompanho a tese de não se vislumbrar, a curto prazo, mudanças. Portanto, o resultado do primeiro recurso foi o esperado, ou seja, negado.

* E no Pará, um dos mandantes do assassinato da irmã e missionária Dorothy Stang, crime ocorrido no dia 12 de fevereiro de 2005, foi a julgamento, por sinal um fato inédito na justiça brasileira, geralmente o executor é quem vai para o banco dos réus. Pois bem, o fazendeiro conhecido como Bida pegou 30 anos de prisão…

* …em São Paulo foi pego um falso advogado com registro da OAB do Acre atuando livremente nos tribunais, enquanto isso aqui no Estado, os formados em Direito ‘chupam o dedo’…

* …quando se fizer valer realmente a Constituição Brasileira, muitos desses que tentam ‘discriminar’ os bacharéis se arrependerão profundamente do que estão fazendo…

* …pois é visível, que a cada dia que passa as formas de alijar milhares de profissionais país afora ao trabalho, aos poucos caem por terra e, logo logo isso vai virar por força de lei e não através de portarias ou resoluções. A realidade é essa!

* Em Porto Velho, representantes de todos os estados do Brasil, participaram de Audiência Pública para tratar do problema que enfrentam a anos em relação à contaminação pelo inseticida conhecido como DDT…

*…a intenção é forçar uma solução do Governo Federal que fechou os olhos para os funcioná-rios da extinta Sucam. Nas décadas de sessenta e setenta eles utilizavam veneno extremamente nocivo no combate ao mosquito da malária. Infelizmente, por conta disso, muitos hoje vivem a mingua pedindo assistência do poder público, sem falar nas seqüelas e mortes no meio dos ex-guardas.

* Comandante Geral da Polícia Militar do Acre, Romário Célio, ligou para dizer que esta em São Paulo a serviço, numa reunião importante com todos os comandantes da PM e Corpo de Bombeiros do Brasil. Fiquei sabendo por ele, que entre o colegiado de comandantes esta um amigo de infância, Alexandre Coronel, atual Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, e quando pequeno, deu muito trabalho na saudosa ‘pelota’ da pracinha.

* Seleto grupo de jornalistas convidado para uma reunião amanhã em Senador Guiomard. No cardápio… política, mais política…

* Depois eu conto o resto. Fecha o pano rápido e um bom fim de semana.

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation