Política nacional 15/04/2010

“Não são migalhas. São bilhões e bilhões de reais”.

Pedro Simon (PMDB-RS), sobre os ganhos do consórcio que constrói a ‘Belo Monte’.

PR: Osmar Dias pode tirar palanque de Dilma
Osenador Osmar Dias (PDT-PR) é o primeiro político de grande quilate que pode transferir um palanque reservado a Dilma Rousseff (PT) para o tucano José Serra, na eleição presidencial. Ele não é mais candidato ao governo do Paraná, a menos que Gleisi Hoffmann (PT), mulher do ministro Paulo Bernardo (Planejamento), seja sua vice. Se ela insistir na disputa pelo Senado, Dias apoiará Beto Richa (PSDB) ao governo.

Pressão
Em almoço, ontem, no restaurante Carpe Diem do Píer 21, em Brasília, Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann tentaram persuadir Osmar Dias.

Richa lidera
O candidato tucano ao governo do Paraná, ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa, há meses lidera as pesquisas para governador.

‘Castrohair’
Barbeiros e cabeleireiros poderão trabalhar por conta própria em Cuba, após anos de barbas de molho e carecas de saber que ovo lá tem pêlo.

Fraga governador
Animado pelos 6% em pesquisa espontânea, mesmo sem anunciar a candidatura, Alberto Fraga (DEM) decidiu disputar o governo do DF.

Depois da manicure…
A governadora do Pará, Ana Julia Carepa (PT), não liga para quem desconfia que ela tem um parafuso a menos: depois de haver nomeado para cargos no governo a sua manicure, a cabeleireira, irmãos e outros parentes, namorado etc, assinou um decreto nomeando Élida Braz, a DJ Saynha, famosa em Belém pelos shows sensuais e a pouca roupa, como sua “assessora especial”. Assessora de baladas, certamente.

Não está nem aí
Durante todo o ano de 2008, o governo Lula aplicou só 21,6% dos R$ 1,1 bilhão para ações de “Resposta aos Desastres e Reconstrução”.

Para todos
Os evangélicos sentem-se fora da festa dos 50 anos de Brasília com uma missa. Lembram que o “estado é laico” e querem também culto.

Pensando bem…
…tem toda pinta de armação a “bomba” de araque enviada ao tiranete Hugo Chávez através do consulado da Venezuela no Rio.

Mata o velho
O governo decretou ontem: nada além de 6,14% de aumento aos aposentados com mais de um mínimo. Já a “cumpanherada”, que ocupa milhares de boquinhas no Executivo, teve até 552,8%.
 
Protagonismo
Enquanto Michelle Obama visitava o Haiti e ontem foi ao México pregar “ativismo social”, a primeira-dama Marisa Letícia, bem… O que ela faz mesmo? Vai ganhar uma medalha do maridão, no Dia do Diplomata.

Mérito conjugal
Também receberá condecoração da Ordem do Rio Branco a sra. Ana Maria, mulher do ministro Celso Amorim (Relações Exteriores), que faz parte do conselho que indica os condecorados. Nem ficam ruborizados.

Intervenção a galope
A Câmara que criou a CPI da Codeplan, para investigar a roubalheira no governo do DF, aceitou a inscrição do candidato Rogério Rosso (PMDB), ex-presidente da Codeplan, para governador-tampão.

Rafale: rolo no Kuait
Parlamentares islâmicos ameaçam interpelar o governo do Kuait, caso compre 28 caças de combate franceses Rafale, que o Brasil também quer. Alegam que é obsoleto e tem defeitos. A gente viu esse filme?

Reencontro
Alheio à política, o ex-governador Arruda agora quer rever a mãe, que no auge do escândalo teve até de abandonar Itajubá (MG), onde mora, por razões de segurança. Ela chegou a ser hostilizada nas ruas.

Tudo azul
Carpete novo e amplo, na entrada da presidência do Senado, e outros melhoramentos, que ninguém é de ferro. Mas para pagar a diferença da conversão da URV dos servidores, a Casa alega não ter dinheiro.

Nossa grana
Cinco deputados, entre os quais Vieira da Cunha (PDT-RS) e Germano Bonow (DEM-RS), vão a Portugal, Holanda e Itália por nossa conta. O passeio objetiva “aperfeiçoar o plano antidrogas do Brasil”. Anrã.

Pergunta sem grampos
Afinal, a candidata Dilma colocou a peruca de novo?

PODER SEM PUDOR

Crioulo doido

Em coletiva sobre a campanha contra corrupção eleitoral em 2004, o então presidente em exercício da OAB nacional, Aristóteles Athe-niense, disse que a entidade estava vigilante, “de atalaia”. Uma repórter, que chegou depois, perguntou pelo presidente titular da OAB, Roberto Busato.
– Está na praia de Atalaia, em Alagoas – respondeu uma solícita colega.
Atalaia fica em Aracaju (SE) e Busato estava na cidade de Praia, capital de Cabo Verde, num congresso de advogados de língua portuguesa.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation