Política nacional 24/04/2010

“Lula se sente superior a todos os poderes”.

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) se juntou ao pequeno coro de críticos de Lula.

Dilma não foi convidada para posse no TSE
Acandidata Dilma Rousseff (PT) não foi à posse do ministro Ricardo Lewandowsky na presidência do Tribunal  Superior Eleitoral porque não foi convidada, simplesmente isso. Ela divulgou a lorota que teria ido se aconselhar com a primeira-dama, d. Marisa, mas assessores contaram outra: ela e Lula teriam combinado não ir, em “protesto” pelas punições do TSE, por campanha fora de época, mas Lula recuou e não avisou.

Veto superior
Servidores do TSE estranharam a retirada do nome de Dilma da lista de convidados. Afinal, o rival José Serra (PSDB) esteve na solenidade.

Mancada corrigida
No TSE, José Serra arrumou um canto no Salão Vermelho, onde havia um telão. Reconhecido, foi levado ao plenário, junto a convidados vips.

Sem explicações
O TSE não divulgou suas razões para não convidar Dilma Rousseff para a posse do novo presidente do tribunal.

A conselheira
Crítica certeira de um leitor da coluna: a candidata Dilma só pode se aconselhar com a primeira-dama, Marisa, sobre botox, plástica etc.

‘Sedex 10’ já não chega…
Os Correios que o governo Lula deixará para os brasileiros é a negação de toda a história da estatal, que chegou a ser a instituição mais admirada pelos brasileiros. Exemplo: uma leitora de São Paulo, mandou por Sedex para vários estados, incluindo Rio e Santa Catarina, dia 12, os convites para o casamento do filho. Gastou cerca de mil reais. Dez dias depois, os convites não chegaram a qualquer destino.

Carteiro-tartaruga
Esta semana, telegramas enviados de Brasília para esta coluna, também em Brasília, foram entregues apenas três dias depois.

No lugar errado
O Brasil mandou representante ao Congresso de Informação em Cuba. O lunático está lá com outros, discutindo tecnologia e internet. Só rindo.

Tudo explicadinho
Reação de um assessor de José Serra à piada petista do “furo” de Veja com o sorriso do tucano: “Ele busca lógica nas piadas, daí ri pouco”.

Democracia, volver
Torturada pelos militares na ditadura, Dilma tem fãs na caserna: o capitão do Exército Luís Fernando de Sousa criou blog apoiando-a, onde posa com o candidato petista ao governo gaúcho, Tarso Genro. 
 
Com a boca no mundo
Demitido após denunciar suposto assédio moral no consulado em Boston, EUA, Heraldo Neto criou um blog para acolher e apoiar juridicamente queixas de funcionários locais e usuá-rios dos serviços consulares no exterior: www.afacbrasil.org. Ele processa o Itamaraty.

Advertência
Ciro Gomes concedeu entrevista a Eduardo Oinegue, do portal iG, advertindo para as baixarias que a turma de Dilma Rousseff estaria preparando contra o tucano José Serra, bem ao estilo dos aloprados.

Metralhadora
Quem conhece Ciro Gomes avisa que ele ainda nem acionou sua metralhadora giratória. Lula que se cuide: navegar na maionese é pouco. Ciro tem sido elogiado pelo ex-deputado Roberto Jefferson.

O especialista
Recém-saído da penitenciária da Papuda, o deputado distrital Geraldo Naves defende o nome do delegado Geraldo Luiz Rugoli para o cargo de diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal.

A cara de Brasília
Tinha de tudo no Fogo de Chão, ontem, em Brasília, além do churrasco de primeira: Delúbio Soares em uma mesa, o neo-cartola Romário em outra, a economista Helena Laudau (ex-mulher de André Lara Rezende e de Pérsio Arida, pais do Plano Real) etc etc. A cara de Brasília.

Macho persa
Entidades gays já se mobilizavam na internet contra a candidatura do porralouca iraniano Ahmadinejad ao… Conselho de Direitos Humanos. Ele enforca oponentes e homossexuais. Mas se retirou da disputa.

Está de castigo
Cinco meses após a denúncia da coluna, o MEC proibiu o curso de Pedagogia da Faculdade Sumaré (SP), que vai responder a processo administrativo. Cobrava R$ 94 em panfletos nas ruas, com aulas fora da sede, em Santo Amaro. Ganharam sua grana. Os alunos, um cano.

Pensando bem…
…se o PSDB seguir a lógica petista da “campanha subliminar”, que impôs censura aos 45 anos da rede Globo, a tradicional Lojas Marisa terá que mudar de nome.

PODER SEM PUDOR

O ditador mão-de-vaca

Então embaixador do Brasil em Lisboa, Paes de Andrade foi à cidade portuguesa de Braga lançar seu livro “A História Constitucional Brasileira”. No hotel, o visitante ilustre foi acomodado no quarto em que há meio século se hospedava o ex-ditador Oliveira Salazar, quando ia a Braga. Paes deu dez euros de gorjeta, em agradecimento à gentileza, e perguntou se Salazar também gratificava os funcionários do hotel. A resposta do português:
– Não. O doutor Salazar era um homem santo, tinha nojo de dinheiro…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation