Comerciantes do mercado do Ruy Lino pedem socorro

ruylino
Comerciantes do mercado Eduardo Pinho, localizado no conjunto Ruy Lino pedem o auxílio da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), para reformas no local
Como a parlamentar alocou emendas para a construção do Quadrilhódromo que funciona a poucos metros do mercado e para a construção do Centro de Artesanato ao lado do mercado, os comerciantes decidiram tentar com ela as melhorias que necessitam.

Para isso enviaram um e-mail, solicitando a presença  da deputada no local.
Neste sábado, acompanhada do coordenador municipal de Economia Solidária Paulo Braña, Perpétua reuniu-se com os comerciantes e membros da comunidade.

Após inteirar-se das dificuldades, a parlamentar comprometeu-se a alocar uma emenda no valor de R$ 950 mil para a reforma desejada.
O mercado Eduardo Pinho foi inaugurado em 1992 na gestão Jorge Kalume e nunca passou por uma reforma, o que dificulta as atividades no local.
Dos 32 boxes, apenas 16 estão em funcionamento, em atividades de restaurante, lanchonete, barbearia e costureiras. Os demais estão vazios ou servindo para guardar objetos.

“ Os boxes estão quase todos ocupados, mas poucos funcionam comercialmente. Por causa do movimento muito fraco muitos desistiram de tentar vender aqui, mas os  objetos deles continuam nos boxes. Uma pessoa trouxe coisas de um salão que desativou para o box que está sendo usado para guardar objetos enquanto outras pessoas que gostariam de trabalhar não podem, porque não liberam os boxes”, disse o comerciante Carlos Eugênio.

De acordo com o coordenador municipal de Economia Solidária, a prefeitura fez uma tentativa de revitalizar o mercado Eduardo Pinho, num projeto que incluía todos os outros mercados, mas o projeto orçado em R$ 25 milhões não foi aprovado na Suframa.

A deputada Perpétua Almeida se comprometeu com a verba para a reforma, e com esforços junto à presidência da Caixa Econômica e Correios para tentar a concessão de uma casa Lotérica e uma agência dos correios no mercado, mas esclareceu que a questão da utilização dos boxes não compete a ela.
“Eu libero 90% das minhas emendas porque a gente fica em cima, acompanha todo o trâmite, além disso com o empenho da prefeitura tenho certeza que em cerca de 1 ano e meio poderemos estar começando a reforma. Mas, essa questão da utilização dos boxes, da limpeza e da segurança, vocês vão ter que buscar entendimento com a prefeitura, porque isso não compete a mim e não vou enganar ninguém afirmando fazer uma coisa que não poderei cumprir. Sugiro que todos os comerciantes que estão atuando busquem esse entendimento com a prefeitura o mais rápido possível”, enfatizou a parlamentar.

A reforma do mercado vai integrar um conjunto de obras públicas que inclui o Quadrilhódromo e o Centro de Artesanato, ambos construídos com emendas da parlamentar comunista. A intenção a partir da revitalização do mercado Eduardo Pinho é trazer também feiras de produtos da agricultura familiar para o local.

“A deputada Perpétua Almeida é quem mais coloca emendas para a prefeitura. Essa parceria vem de longa data e a revitalização do mercado vai ajudar o prefeito que quer transformar os bairros em lugares que disponham de todos os serviços para que as pessoas não precisem se deslocar para o centro da cidade para resolver seus problemas. Pelos projetos em andamento tenho certeza que esta área (Ruy Lino) será uma das mais bonitas da cidade”, destacou o coordenador municipal de economia solidária Paulo Braña. (Assessoria)

ruylino1

ruylino2

Assuntos desta notícia

Join the Conversation