Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil no AC terá foco no futebol

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – 12 de junho – no Acre este ano será focado no futebol, informou ontem o delegado Regional do Trabalho no Estado, Manoel Neto. Segundo ele, o tema ainda não foi definido, mas será algo do tipo “Faça um gol contra o trabalho infantil”.Trabalhador
Segundo Neto, a idéia é pegar carona na Copa do Mundo para chamar a atenção da sociedade para a problemática do trabalho infantil. Essa será a primeira vez que a DRT/AC vai participar ativamente da programação que contará ainda com a participação das 23 entidades que compõe o fórum estadual de combate ao trabalho infantil.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2007, houve retração do número de crianças e adolescentes ocupadas na faixa etária de 5 a 15 anos. No triênio 2005- 2007, a Pnad registrou que 1.230.619 indivíduos da faixa etária de 5 a 15 anos estavam ocupados na semana de referência da pesquisa. No triênio 2004-2006, o número caiu 2,7%, para 1.265.434.

No Acre, a fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego é realizada apenas no mercado formal, ficando a informalidade por conta dos órgãos fiscalizadores do município. Neto observa que na Capital a situação melhorou bastante, mas no interior do Estado, ainda existe casos gritantes, como no município de Tarauacá, onde ainda é comum os pais explorarem a mão-de-obra dos filhos para tocar suas empresas.

 

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation