X

Estado é o 3º no ranking dos cheques sem fundo

O Acre ocupa a terceira colocação no ranking dos estados que mais têm cheques sem fundo devolvidos. Em comparação com fevereiro, o número de cheques mandatos de volta pelos bancos cresceu 9,12%. O Estado só fica atrás do Maranhão e do Amapá na classificação dos que lideram a inadimplência. De fevereiro para março, o Acre subiu uma posição na tabela elaborada pelo Serasa.
Entre as regiões, o Norte é o campeão no volume de cheques sem fundo. A média de devolução ficou em 4,63%. Em todo o país, mais de dois milhões de cheques foram devolvidos em março. Um dos motivos apontados pelo estudo para o endividamento é o orçamento das famílias comprometido com o pagamento das contas de início de ano, como IPVA, material escolar e matrículas.

Quando comparado com março de 2009, entretanto, neste ano houve queda. A melhora no cenário econômico é apontada como o principal fator a frear o endividamento dos brasileiros. Outra boa notícia é que o número de cheques devolvidos neste primeiro trimestre é o menor desde 2005. A taxa de devolução em janeiro, fevereiro e março ficou em 1,92%; cinco anos atrás, 1,74%.

Ao todo, foram pouco mais de 5,4 milhões de cheques devolvidos para mais de 281 milhões compensados. De acordo com o levantamento, o valor médio das dívidas é de R$ 1.191,26. Os indicadores apontam tendência de queda no nível de endividamento da população brasileira neste primeiro semestre, e de alta já a partir do segundo.

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: