Prefeitura firma parceria com Anip

Com o objetivo de fortalecer o projeto de tratamento dos resíduos sólidos da Capital, a Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) firmou parceria com a Associação Nacional de Indústrias de Pneumáticos que é responsável por dar a destinação correta aos pneus que estão inservíveis para que os mesmo não sejam dispostos de forma clandestina na natureza.

A ação faz parte do programa de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis que é realizado pela Anip e que possui diversos postos de coleta distribuídos em todo o país. O posto de Rio Branco está situado na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre) onde estão sendo estocados todos os pneus encontrados durante as coletas realizadas pela Semsur.

O depósito da Utre tem capacidade para armazenar mais de 15 toneladas de pneus sem condições de uso. Além da parceria com a Anip, a Semsur também disponibiliza parte desse material para artesões cadastrados que utilizam do material para construir vasos para plantas e outros.

De acordo com o secretário da Semsur, Cesário Braga, foram retirados do local 30 toneladas de pneus e o recolhimento do material é feito pelas empresas com o envio do caminhão para o transporte e pela secretaria com a mão-de-obra para o carregamento na Utre. Cesário afirma que mesmo com demanda alta, grande parte dos pneus inutilizáveis de Rio Branco ainda tem como destinação os córregos e terrenos baldios.

“A responsabilidade de destinação dos pneus é do gerador. Todas as empresas que produzem pneu já recebem esse material para dar a correta destinação. A prefeitura fez essa parceria com a Anip e na Utre temos esse depósito para acondicionar o material provisoriamente a Anip têm recolhido. Duas retiradas já foram feitas, cada uma com 15 toneladas de pneus. Então essa ação é uma resposta para a população de como deve ser tratados os resíduos sólidos da nossa cidade”, argumenta. (Ascom PMRB)

 

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation