12 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

12 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

TJAC e OAB-AC firmam parceria para viabilizar peticionamento eletrônico

paula por paula
13/04/2010 - 19:57
Manda no zap!CompartilharTuitar

tjeoab
O Tribunal de Justiça do Acre e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Acre (OAB/AC) firmaram na segunda-feira, 12, o Termo de Cooperação Técnica nº 03/2010, visando viabilizar o peticionamento eletrônico no âmbito das varas virtuais instaladas no Estado.

O ato de assinatura do Termo aconteceu na sede do Tribunal, em Rio Branco, oportunidade em que o Presidente, o Vice-presidente e o Corregedor Geral da Justiça do TJAC, Desembargadores Pedro Ranzi, Adair Longuini e Samoel Evangelista, o Presidente da OAB-AC, Florindo Poersch, firmaram a parceria.

De acordo com o Diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal, Roberto Romanholo,  o Tribunal realizará o treinamento de um funcionário da OAB, que irá digitalizar (escanear) as petições que chegarem em papel. Assim, os advogados deverão se dirigir à Sede da OAB para o escaneamento e assinatura desses documentos.

A segunda etapa consiste em que cada advogado adquira sua certificação digital (assinatura eletrônica) e, dessa forma, possa elaborar e enviar sua petição de casa, do escritório ou de qualquer lugar com acesso à Internet.

Para tanto, o TJAC já disponibiliza na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) de um equipamento (protocoladora digital), por meio do qual é possível peticionar com assinatura digital.

Com o peticionamento eletrônico, os advogados poderão entrar com as ações sem a necessidade de digitalização de documentos ou posterior envio de originais, o que simplifica os procedimentos.

Virtualização

O TJAC já possui três unidades judiciárias virtualizadas. A Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e a Vara de Delitos de Tóxicos e Acidentes de Trânsito de Rio Branco foram as primeiras unidades a instalar o processo virtual no âmbito do Judiciário Acreano.

A iniciativa diz respeito à Meta 10 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2009, que era “implantar o processo eletrônico em parcela de suas unidades judiciárias”.

Recentemente, a Vara de Execuções Penais (VEP) foi a terceira unidade judicial acreana a experimentar a utilização do processo eletrônico. A próxima unidade a ser virtualizada será a Central de Penas Alternativas(CEPAL).

A virtualização propicia economia de espaço e de materiais necessários para movimentação e arquivamento dos processos físicos (papel). Além disso, o feito não fica no computador do usuário, uma vez que passa a ser armazenado em um servidor central, onde não há riscos de perdas e pode ser acessado de qualquer lugar e horário pela Internet.

Com relação à celeridade, a informatização permite uma redução do tempo processual em até 70%, em comparação com a tramitação tradicional dos feitos, em papel. No que tange aos gastos, a economia pode chegar a 40%.

Entre os benefícios do sistema virtual também estão  a maior transparência, a disponibilidade de acesso integral com o uso da Internet, o gerenciamento de todos os tipos de processos por um único sistema e, principalmente, a questão da segurança, com a certificação digital.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O Termo de Cooperação Técnica que assinado pelas duas instituições também atende aos requisitos da Lei nº 11.419/06, que dispõe sobre a gestão do processo digital, e foi criado para operar de forma integrada com órgãos internos e externos à instituição, como OAB, Ministério Público e Procuradorias.

(Agência TJAC)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Comunicado à Imprensa:

Próxima Notícia

Big Boss

Mais Notícias

Ifac mantém inscrições abertas para 320 vagas em cursos superiores; veja como se inscrever
4º destaque

Ifac mantém inscrições abertas para 320 vagas em cursos superiores; veja como se inscrever

12/01/2026
Foto: Iryá Rodrigues
3º destaque

Semana no Acre será de calor abafado e chuvas diárias, com risco de elevação do Rio Acre, prevê Friale

12/01/2026
ufac-1-1-e1634308268465-3-5-1
Destaques Cotidiano

Acre tem 990 vagas no Sisu 2026, todas para cursos de licenciatura da Ufac; veja quais são

12/01/2026
Todas as vagas do processo seletivo são destinadas para atuação em Rio Branco.Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Defensoria Pública do Acre abre inscrições para estágio em Direito e outras áreas em Rio Branco

12/01/2026
Foto: Arquivo/Secom
Destaques Cotidiano

Rio Branco implanta ambulatório para acompanhamento de recém-nascidos e crianças de alto risco

12/01/2026
Foto: Kátia Farias/Secom
Destaques Cotidiano

Cruzeiro do Sul lança Refis 2026 com descontos de até 90% em juros e multas

12/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Big Boss

Gazetinhas 14/04/2010

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre