Trabalhadores da Educação promovem ato público hoje

Trabalhadores da Educação promovem um grande ato público, hoje, a partir das 8h da manhã, no Centro da cidade. A concentração será na Praça Eurico Dutra, na frente do Palácio Rio Branco. O evento sela a união entre o Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac).
Professores-ato-2904
Em concentração na frente da prefeitura de Rio Branco, ontem, o presidente do Sinteac, Manoel Lima, anunciou a paralisação da Educação nos 22 municípios acreanos. Para efeito da suspensão da greve, ele propôs que a pauta se limitasse a reposição do índice inflacionário permitido por ele.

De acordo com Manoel, somente a união de forças entre os dois sindicatos vai fazer o governo negociar. Ontem, segundo ele, a equipe econômica já fez um contato favorável, mas que a informação só seria repassada para a categoria quando estivesse confirmada.

A presidente do Sinplac, Alcilene Gurgel, se manifestou favorável à proposta de Manoel Lima. Segundo ela, se o governo repor as perdas salariais com base na inflação já é possível iniciar um acordo. O restante da pauta de negociação pode ficar para depois.

Os dois sindicatos também decidiram formar uma comissão para visitar as escolas e mobilizar os professores que insistem em ficar em sala de aula. A meta é fortalecer o movimento e realizar uma sucessão de atos públicos hoje e amanhã.

Apesar de Sinteac e Sinplac oficialmente estarem em greve, muitas escolas ainda estão mantendo as aulas. Uma delas é o Natalino de Brito, na Estação Experimental. A escola está funcionando normalmente. De acordo com Alcilene Gurgel a adesão, por enquanto é de 80%.

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation