Flaviano pede conserto de mamógrafos do Acre

Deputado ficou estarrecido com o drama de pacientes mostrado no programa Fantástico, da TV Globo, no domingo
BRASÍLIA – O deputado Flaviano Melo (PMDB-AC) cobrou nesta terça-feira (27) do governo do Acre providências imediatas no sentido de mandar consertar os dois mamógrafos da Secretaria de Saúde, quebrados há meses, e que está prejudicando centenas de mulheres acreanas que dependem da rede pública da saúde para fazer uma mamografia. No domingo, o programa Fantástico, da TV Globo, expôs ao País o drama das mulheres que dependem dos hospitais públicos para o exame, cuja realização é assegurar por uma lei aprovada há um ano.

flasaud

O Fantástico trouxe depoimentos de mulheres de alguns Estados, entre os quais o Rio de Janeiro, o Amazonas e o Acre.  No caso do Acre, o programa mostrou o drama da diarista Maria de Lurdes Costa da Rocha, que mora no interior. Após vários meses de espera, Maria conseguiu do governo uma passagem para ir a Rio Branco fazer tratamento médico. O profissional que a atendeu recomendou uma mamografia. Mas não será desta vez que a diarista conseguirá ser atendida.  “Fiquei estarrecido com a situação”, disse Flaviano.

Os dois únicos mamógrafos do Estado estão quebrados e não há previsão de conserto. “A fábrica está se recusando mandar um técnico para consertar o equipamento”, conta a chefe do Centro de Oncologia (Cecon) no Estado, Síglia Souza de França. De acordo com ela, os mamógrafos estavam em pane e foram consertados recentemente. “Funcionou uma semana e parou novamente”, explica Síglia. O último conserto custou R$ 20 mil aos cofres estaduais, mas agora a fábrica estaria fazendo corpo mole para consertá-los.

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation