9 de maio de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

9 de maio de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Senado lança campanha para sensibilizar empresas a conceder licença-maternidade de seis meses

paula por paula
06/04/2010 - 18:06
Manda no zap!CompartilharTuitar

Brasília – O Senado lançou ontem (5) uma campanha nacional para sensibilizar o empresariado a conceder seis meses de licença-maternidade às trabalhadoras. A ampliação do benefício em dois meses partiu de uma proposta da Sociedade Brasileira de Pediatria transformada em projeto de lei pela senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) e sancionado no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por não ser obrigatório, as empresas que aderirem aos seis meses de licença receberão isenção fiscal do governo como forma de compensar os gastos trabalhistas extras. Na Câmara, tramita uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece a obrigatoriedade da licença-maternidade de seis meses.

Entre as empresas que já ampliaram este período, está a Nestlé. O vice-presidente da empresa, João Dornelas, lembrou, durante a solenidade de lançamento da campanha, no gabinete da presidência do Senado, os questionamentos recebidos por colegas do setor sobre os custos da iniciativa uma vez que o projeto de lei ainda não tinha sido aprovado pelo Congresso.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“Isso representa investimento nas gerações futuras. A neurociência comprova que todo o carinho, toque e afeto de mãe nestes seis primeiros meses farão a diferença no futuro”, afirmou Dornelas.

O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dioclécio Campos Júnior, ressaltou a maturidade da sociedade brasileira em reconhecer a necessidade de garantir às gerações futuras uma condição melhor de vida. “Esta conquista simboliza o maior retorno para o país a partir das gerações que estão por nascer e que conduzirão o país.”

Já a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, ressaltou o fato de as mulheres representarem 50% da força de trabalho do país. Neste sentido, a ministra destacou a necessidade de se criar uma consciência de “compartilhamento de tarefas” na sociedade para aliviar a carga de trabalho imposta às trabalhadoras brasileiras.

“As mulheres, hoje, não suportam mais a carga de trabalho que lhes recai sobre os ombros tendo que, também, cuidar de casa, da família, dos nossos idosos”, afirmou a ministra.

A senadora Patrícia Saboya lembrou que o contato da criança com a mãe nos primeiros seis meses de vida previne a possibilidade de ocorrência de uma série de doenças como diarreia e até câncer e problemas coronarianos. “As internações são reduzidas em até sete vezes”, completou a parlamentar.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), fez uma convocação ao empresariado para que adotem os seis meses de licença-maternidade. Ele argumentou que a iniciativa não pode ser vista sob a ótica “secundária” dos custos, mas, sim, como um investimento futuro. (Agência Brasil)

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Caixa divulga listas de locais com acesso à internet para inscrições

Próxima Notícia

Petecão quer menos impostos sobre remédios

Mais Notícias

Prefeitura ainda não enviou a LOA para a Câmara Municipal; líder garante que projeto deve chegar até sexta
POLÍTICA

Maioria dos vereadores do Progressistas e União Brasil se diz satisfeita com federação

08/05/2025
Vereadores se revoltam com ausência de Joabe na Câmara e sessão acaba em confusão
Destaques Cotidiano

Vereadores se revoltam com ausência de Joabe na Câmara e sessão acaba em confusão

08/05/2025
Aedes do Bem: tensão entre Éber Machado e Felipe Tchê marca discussão sobre CPI: ‘Choveu no roçado e quis mostrar serviço’
POLÍTICA

Após prefeitura admitir irregularidades, vereador diz que CPI do Aedes do Bem vai sair do papel

07/05/2025
Elzinha se emociona ao lembrar que sofreu violência doméstica por 10 anos: ‘quebrei o ciclo’
POLÍTICA

Elzinha denuncia falta de professor na creche Luiz Roberto Pedron, no bairro Rosalinda

07/05/2025
Vereador Zé Lopes cobra cumprimento de três indicações feitas à prefeitura; veja quais
POLÍTICA

Zé Lopes apresenta projeto que transforma terrenos abandonados em hortas urbanas

07/05/2025
Violência: mulheres negras com pouca renda convivem com agressores
POLÍTICA

Vereadores de Rio Branco aprovam projeto que garante aluguel social a mulheres violentadas

07/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Petecão quer menos impostos sobre remédios

Prefeitura realiza capacitação de técnicos que atuam no Plano de Redução de Riscos

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre