INDÍGENAS NAS RUAS

Papel1Índias que pediam esmolas no Centro de Rio Branco passaram a andar nos bairros. Um grupo foi visto numa esquina do Conjunto Adalberto Sena (fotos), mas antes da abordagem às residências, fizeram refeição sem cerimônia na calçada mesmo. A Funai deveria ter uma política de apoio às etnias, que cada vez mais invadem as cidades, o caso de Sena Madureira, por exemplo, é antigo, infelizmente até hoje ninguém conseguiu resolver.

FALA POVO
Vamos a última parte da carta enviada pela Irmã Cláudia das Servas de Maria Reparadoras.
Após os pronunciamentos, estávamos alegres e tranqüilos à espera do grande momento: a benção do Belo Quadro de Nossa Senhora da Seringueira, por Dom Joaquín Per-tiñez. A seguir, foi liberado a entrada dos presentes à “Capelinha”. Muito Digna de acolher Maria Santíssima. Nesse belo local, denominado por antigos moradores do Bairro: “Seringal dentro da Cidade”. Belo Título! Coincidindo com Nossa Senhora da Seringueira, que significa a Virgem da Seringueira, como ‘protetora’ de todas as seringueiras da nossa querida Amazônia e em benefício de todos os nossos “Irmãos Seringueiros”.

 Sabemos que as seringueiras sempre, foram o ponto forte da economia do Estado do Acre, muito antes da Revolução Acreana, aos 6 de agosto de 1902, em Xapuri, início do levante armado.

Assim sendo, tenho o prazer de dizer que o precioso quadro de Nossa Senhora da Seringueira é fruto da Revolução Acreana, agora, cabe aos moradores do 2º Distrito, religiosos e os devotos de Maria, voltarmos aqui, sempre e sempre, para louvarmos e agradecermos a Mãe de Jesus e Nossa Mãe; por todos os bens e graças recebidas gratuitamente.

Meus agradecimentos a prestigiosa coluna.
Irmã Maria Cláudia

QUESTÃO DE DIREITO
Professor e advogado da nata, Bady Casseb, manda importante lição para quem atua no júri e pode servir para outras linhas do Direito, portanto leia com atenção e tire as suas próprias conclusões.

ADVOGAR EXIGE RACIOCÍNIO RÁPIDO, INTELIGÊNCIA E CLIENTE ESPERTO
Um réu estava sendo julgado por assassinato… Havia evidências indiscutíveis sobre a culpa do réu, mas o cadáver não aparecera. Quase ao final da sua sustentação oral, o advogado, temeroso de que seu cliente fosse condenado, recorreu a um truque: “Senhoras e senhores do júri, senhor juiz, eu tenho uma surpresa para todos!”, disse o advogado olhando para o seu relógio…

“Dentro de dois minutos, a pessoa que aqui se presume assassinada, entrará na sala deste Tribunal”. E olhou para a porta. Os jurados, surpresos, também ansiosos, ficaram olhando para a porta. Decorreram-se dois longos minutos e nada aconteceu. O advogado, então, completou: “Realmente, eu falei e todos vocês olharam para a porta com a expectativa de ver a suposta vítima. Portanto, ficou claro que todos têm dúvida neste caso, se alguém realmente foi morto. Por isso insisto para que vocês considerem o meu cliente inocente”. (In dúbio pro reo) na dúvida a favor do réu.

Os jurados, visivelmente surpresos, retiraram-se para a decisão final. Alguns minutos depois, o júri voltou e pronunciou o veredicto: “Culpado!”, “Mas como?”, perguntou o advogado… “Eu vi todos vocês olharem fixamente para a porta, é de se concluir que estavam em dúvida! Como condenar na dúvida?” E o juiz esclareceu: “Sim, todos nós olhamos para a porta, menos o seu cliente…” “MORAL DA HISTÓRIA”: “NÃO ADIANTA SER UM BOM ADVOGADO SE O CLIENTE FOR BURRO”.

ÚLTIMAS DO DIA

* Até agora ninguém conseguiu entender porque a entrada da Uninorte pela Dias Martins foi bloqueada de uma hora pra outra. A coluna soube que teria sido por recomendação expressa do Ministério Público Estadual (será que é para preservar o meio am-biente?). Estudantes, professores e funcionários da Faculdade estão revoltados, reclamam que a rua é pública e não poderia jamais fechá-la radicalmente sem nenhum aviso.

* Outra coisa difícil de entender: segundo a Fieac, o setor da Construção Civil está ‘muito bem obrigado’, mas tem fornecedores, prestadores de serviço na praça que não recebem há meses. Como se explica?

* Por pequenos detalhes na obra, o novo Ginásio do Sesi não inaugurou no dia primeiro como inicialmente estava previsto, a previsão agora que seja entregue para a comunidade industriária na última semana de junho. Bom para o esporte…

* …ruim é saber que policial federal andou trocando farpas e tabefes com um moto- taxista…

* …sinceramente não sei o que leva um APF (Agente de Polícia Federal) tomar tal atitude, além de ganhar salário acima de sete mil reais é muito bem preparado na Academia. O MPF (Ministério Público Federal) abriu procedimento prometendo, se for o caso, ingressar com representação na Justiça…

* …por outro lado, em nota, a Superintendência Regional da PF saiu em defesa do agente. Mesmo assim, também de pronto, era de se esperar abertura de outro procedimento de investigação na Corregedoria do órgão (esfera administrativa), e saber o que realmente aconteceu, pois existem duas versões totalmente desencontradas…

* …independente disso, já se fala na transferência do policial para outra capital, da mesma forma como ocorrera alguns anos atrás com o delegado Augusto Simões, que puxou uma arma no meio da arquibancada com estádio lotado de torcedores. A atitude intempestiva lhe rendeu demissão à bem do serviço público.

* Professores com contratos provisórios não vão receber integralmente os vencimentos este mês, o governo cortou o ponto de cada um, por conta do apoio a greve geral, comandada pelos sindicatos da categoria que durou quase um mês.

* Depois de várias reclamações, inclusive aqui na A VOZ DO POVO, o próprio superintendente do Rbtrans, Ricardo Torres, resolveu sair do gabinete e fiscalizar pessoalmente o estacionamento da Catedral…

* …ele viu ‘in loco’ o caminho de rato que ficou para atravessar a via de acesso até ao Fórum Barão do Rio Branco. Pelo visto a prefeitura vai intervir não deixando aquele enorme tumulto de carros estacionado de forma irregular, do contrário é multa na certa. Dúvida?

* Um programa que merece todos os elogios é o ‘Saúde na Comunidade’ da prefeitura de Rio Branco que recentemente atendeu mais de dez localidades no Riozinho do Rola com assistência médica, odontológica, aplicação de vacinas e distribuição de remédios para os pacientes. Nota 10!

* Apesar de ser contra, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) pode nos próximos dias sofrer mais uma derrota (a primeira foi no STF com a queda do diploma); é que a Asso-ciação Brasileira dos Jornalistas (ABJ) protocolou uma representação no Ministério Público Federal solicitando o fim do registro de jornalista no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

* Socorro Moreira Jorge (Point do Pato) inventou um novo prato com molho a base de ervas verdes e peixe frito. Dos Deuses!

* Chegando a Copa do Mundo e muita gente ouriçada para comprar televisão nova, por outro lado, as ruas começam a receber decoração com as cores da seleção brasileira. As mais bem ornamentadas serão premiadas pela TV Acre e Associação Comercial, sem dúvida um grande incentivo para os torcedores rumo ao Hexa na África do Sul.

* E tem futebol no Arena pela final do Campeonato Acreano entre Nauas e Rio Branco, um time do interior e o outro da Capital a um passo da conquista do título…

Papel
* …depois da Copa do Mundo vem o Campeonato Brasileiro da série C, o Estrelão já começou a fase de contratações e está trazendo o craque Valdir Papel do ASA de Manaus, veja a foto do jogador atuando pelo futebol amazonense.

 * Bom Fim de Semana e fiquem com Deus.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation