“TRÂNSITO FISCALIZADO”

Boto1Do ponto de vista do jornalista Antônio Assis, que apesar de morar em Manaus sempre vem ao Acre, sua terra natal e quando pode aproveita para se atualizar lendo a coluna, recentemente disse: “A fiscalização no trânsito de Rio Branco é de dar inveja ao BRASIL”! É, pode ser, mas alguns aspectos precisam ser ditos e reditos. No que pese o bom trabalho do diretor-geral do Detran, Reginaldo Prates, tem chegado todos os dias na imprensa verdadeiros abusos de autoridade relacionados a agentes civis e guardas de trânsito; outro dia um taxista conhecido como Mineiro foi multado em mais de cem reais porque “dirigia” sem cinto de segurança. Indagado, o motorista nos disse que era impossível ter cometido tal infração já que o seu carro, além de ter vidro fume com 100% de película, estava parado na garagem da casa dele no Conjunto Bela Vista.

Pois é, por essas e outras o trabalho não aparece para a população como deveria; muito mais prudente seria, se o principal órgão de trânsito priorizasse mais a educação dos motoristas como as blitzen recentemente realizadas em pontos estratégicos da Capital; multar por multar – não deve ser o foco!

FALA POVO
Boto2A coluna criou esse quadro para o povo se manifestar, reivindicar, comentar, mandar e-mail, enfim se comunicar e ajudar as autoridades. Nele surgiram muitas surpresas, vitórias, reencontros e até conquistas que não precisam ser novamente descritas, mas, infelizmente, nem sempre as coisas acontecem como o esperado, veja o exemplo da parada de ônibus que desabou essa semana (foto) na Avenida Getúlio Vargas ferindo três pessoas. Quem leu lembra,  que foi aqui na A VOZ DO POVO através da participação dos leitores, que o ‘alerta’ foi dado. A manchete do dia 12 de março (A GAZETA): “PARADA ABANDONADA NO BOSQUE”, o texto falava claramente que os passageiros já tinham por várias vezes reclamado para o Rbtrans que o banco estava quebrado e a estrutura podia causar danos, o órgão deu o silêncio como resposta e aí aconteceu o pior, a cobertura foi toda abaixo atingindo um ônibus e até o motorista. E aí como é que fica? De quem é a responsabilidade? Vão dizer que a culpa é do pobre motorista e das pessoas que estavam debaixo da cobertura esperando o transporte. A prefeitura precisa ser mais rápida para atender as demandas do povo; daqui a pouco acontece uma tragédia maior na Capital e aí vão culpar a imprensa por não ter avisado antes, tenha santa paciência!

Boto3
MISS ACRE EM PRIMEIRO

Entre as vinte e sete candidatas, a Miss Acre, Andreia Carvalho (foto), lidera na internet a preferência do público com 9,65% dos votos. Sem dúvida, a nossa representante por apresentar vários atributos, inclusive a beleza, elegância e simpatia, é sem dúvida uma das favoritas para chegar em primeiro e vencer o Miss Brasil amanhã com transmissão ao vivo pela Band. A VOZ DO POVO ficará na torcida!

BARBEIRO NO FEIJÃO
(ESCLARECIMENTOS)

Semana passada a coluna colocou uma matéria a respeito da possível contaminação do feijão por parte do Barbeiro que causa a doença de Chagas. Apesar da descoberta do inseto em Rio Branco, recebemos o seguinte e-mail de um leitor falando sobre o referido assunto divulgado na sexta-feira passada.

 Baseado em estudos postados na internet, em primeiro lugar se tem a dizer, que o inseto da foto enviado na mensagem publicada na A VOZ DO POVO, não se trata de uma ninfa de barbeiro e sim de um coleóptero, frequentemente encontrado em grãos armazenados.

Tivemos informações precisas que os barbeiros da notícia são hematófagos, alimentando-se do sangue de vários animais, inclusive o homem, e o fazem em todas as fases de desenvolvimento, ou seja, tanto os adultos (machos e fêmeas) quanto as ninfas.

A transmissão do parasito causador da doença de Chagas através de alimentos pode ocorrer. Entretanto, se dá quando estes alimentos são triturados em conjunto com barbeiros infectados ou mesmo quando estiveram em contato com a urina de gambás.

 Neste caso, como ocorreu no caldo de cana no Sul e no Nordeste, e com o açaí no Norte do país, as formas do parasito são ingeridas juntamente com o alimento e a transmissão se dá pelo acesso que o parasito (Trypanosoma cruzi) tem por estar em contato com a mucosa bucal. Observem, só para dar um exemplo, que nestes casos, o parasito está vivo, pois nem o suco nem o caldo de cana, passaram por qualquer processo seja de fervura ou de congelamento, pois o parasito não suportaria nem a alta nem a extremamente baixa temperatura.

Sendo assim, supondo que o feijão estivesse contaminado, o que não é verdade, mesmo assim os parasitos não sobreviveriam ao cozimento, portanto, não há perigo de se consumir o produto. (Fontes de pesquisa: Fundação Oswaldo Cruz e Nuppre-Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições)

 ÚLTIMAS DO DIA
* Não foi desta vez que Francisco Pianko, assessor especial do governo para assuntos indígenas, sentou no banco da CPI da Pedofilia da Assembléia Legislativa para responder as acusações que lhe pesam. Em até quinze dias ele depõe, a garantia é do deputado Luiz Tchê, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito.

* Atendimento lento, para não falar quase parando no Banco Real, vários clientes tiveram que esperar mais de uma hora para chegar ao caixa. Está mais do que na hora para o Procon e o Ministério Público se unirem fazendo cumprir a lei municipal 1.635/2007 -, a qual determina o lapso temporal de 20 (vinte) minutos para atendimento dos consumidores – correntista e usuário – independente de sua condição/estado física e social, ou seja, limita o máximo de tempo de espera na fila. A instituição que não cumprir a legislação pode ser multada, responder inquérito civil na polícia baseado no Código de Defesa do Consumidor, o que não pode é o cidadão passar esse tempo todo em pé, esperando, a “boa vontade” dos funcionários.

* “A mensagem televisiva em pauta revela constrangedor preconceito e produz indisfarçável desconforto”. Com essa frase, o juiz Brenno Mascarenhas, do 4º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro, expôs a sua opinião sobre os comentários negativos feitos aos garis pelo apresentador Boris Casoy no jornal da Band (31 de dezembro 2009). Apesar disso, o magistrado indeferiu o pedido de indenização por parte dos autores da demanda, dizendo, que “tal ato não representava ofensa a toda a classe dos garis”.

* O juiz está certo, se o processo fosse dirigido apenas pelos dois garis citados em seu comentário na televisão com certeza à decisão seria desfavorável ao apresentador. Sempre falei que esse negócio de improviso na televisão é complicado, o velho e bom script é uma garantia que o profissional tem de não falar “besteira” no ar…

* …‘felizmente’ ou infelizmente, a televisão brasileira está indo por esse caminho, ou seja, fazer programas até telejornais sem papel, tudo na base do improviso com apenas um roteiro na mão. É um grande risco o jornalista trabalhar desse jeito e depois sofrer as conseqüências jurídicas como esta referente ao Boris Casoy…

* …mas, como diz o outro, é “assim mesmo”. Portanto, temos que nos precaver a “indústria da indenização” está aí mesmo funcionando a todo vapor!

*Falando em televisão, William Bonner, do Jornal Nacional saiu do twitter justificando falta de tempo para atender os milhares de seguidores do microblog. A Rede Globo não teve interferência na decisão.

* E para encerrar, você sabe o que significa a sigla que ‘ressurgiu’ das cinzas e virou moda: BDSM – Bondage, Disciplina, Sadismo e Masoquismo?

* Para alguns é distúrbio, para outros uma sensação indescritível. Pode até ser, mas uma coisa é certa, as referidas letrinhas devem ser aproveitadas na Justiça para a defesa de pessoas que tem problemas mentais e cometem anormalidades sexuais que são consideradas ‘doenças’ psiquiátricas.

* Então quer dizer que qualquer estuprador poderá alegar transtorno mental, e o diagnóstico será todo feito baseado no relato do ‘paciente’? O que você acha? Mande um comentário para a coluna.

* Fim de semana decisivo para o Campeonato Acreano de Futebol, três clubes disputam duas vagas nas semifinais, são eles: Plácido de Castro, Juventus e Atlético. Rio Branco e Náuas já estão com as vagas garantidas…

* …aliás, a regra determinando que os times do interior disputem as finais em Rio Branco afasta ainda mais a torcida dos estádios. Se os jogos fossem lá e cá;  exemplo: a decisão entre um time da Capital e o outro de Cruzeiro do Sul, o público do interior poderia assistir pelo menos uma das partidas, da maneira que está o décimo terceiro jogador em campo não existirá deixando o nosso futebol meio capenga.

* A expectativa é de mudanças na tabela do próximo ano, só assim os estádios irão lotar, pelo menos nas finais.

* Coronel Romário Célio anunciou oficialmente que ‘pendura as chuteiras’ no final do ano no comando da PM, mas antes não deixou de dar as suas estocadas. Aproveitou para fazer duras críticas ao deputado/delegado Walter Prado, da base do governo, no programa do Edvaldo Souza. É a polícia às vezes não se entende e o crime ganhando corpo em todo o Estado! Pelo visto, falta além de entendimento uma Política de Segurança para o setor mais definida…

* …e para completar, como é que a Polícia Civil faz o retrato falado dos assassinos do vereador de Acrelândia e não divulga a foto na imprensa? Essa é para inglês ver!

* Enquanto isso, meu amigo, algumas autoridades do Estado estavam no Peru assistindo o show do cantor Roberto Carlos.

* Depois dessa fecha o pano, fiquem com Deus e até a próxima sexta-feira!

Assuntos desta notícia

Join the Conversation