Política local 19/05/2010

“O maior enganado é aquele que engana a si próprio”.

(Ralph Waldo Emerson)

Sede provisória
O auditório da Funasa se transforma em sede provisória da Câmara de Vereadores de Rio Branco, a partir do próximo dia 25. As sessões serão transferidas para o local em virtude da interdição do prédio do legislativo municipal, ameaçado por rachaduras.

Escritório político
Ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) em vias de implantar escritório político na Capital acreana. Bittar vai disputar cadeira de deputado federal nas eleições de outubro e não esconde de ninguém que tem pretensões maiores a vista. Que venha 2012.

Mostrando trabalho
Ministério Público do Trabalho, no Acre, já disse a que veio. Graças à intervenção dos procuradores do Trabalho os litígios entre patrões e empregados passaram a ser conduzidos na base do diálogo. O clima pode até esquentar, mas antes disso, as partes têm passagem obrigatória pelo MPT para uma tentativa de conciliação.

Luto
Com a morte do pai do governador Binho Marques, Arnóbio Marques de Almeida, a sessão na Aleac ontem foi cancelada em solidariedade à Binho.

Prestígio
Vários deputados esta-duais de oposição estiveram no velório do senhor Arnóbio Marques. Apesar das diferenças políticas com o governador a maioria reconhece que Binho Marques é um cidadão respeitável. 

Amigos
O ex-governador Jorge Viana (PT) esteve o tempo todo ao lado de Binho Marques no velório do seu pai. Prova de que o entendimento e a amizade entre os dois transcende a política.

Adiantou de nada
De nada adiantou a au-diência pública no mês passado, entre os parlamentares acreanos, os representantes da Eletrobrás Distribuição Acre, antiga Eletroacre, e o Ministério de Minas e Energia, em Brasília. O serviço prestado continua a mesma bomba de sempre.

Sem luz
Ontem mesmo, bastou uma pequena chuva para deixar vários bairros da cidade sem energia.

Eleições
Em entrevista recente, a senadora Marina Silva, pré-candidata à Presidência pelo PV definiu, do seu ponto de vista, como seria o critério de votação usado pelo eleitor em caso de um segundo turno. Segundo ela, no primeiro turno o eleitor vota em quem acredita. No segundo, se defende do pior.

O fator PMDB
Novamente nas hostes peemedebistas se voltou a falar na possibilidade do deputado federal Flaviano Melo (PMDB-AC) ser candidato ao Senado. Nesse caso, a oposição teria dois nomes populares concorrendo às cadeiras acreanas no Senado, Flaviano e Sérgio Petecão (PMN-AC).

Candidata forte
Se a deputada Antonia Sales (PMDB) tivesse feito o mesmo trabalho político que faz no Juruá no Vale do Acre seria uma forte candidata a deputada federal. Como candidata à reeleição tem tudo para ser a mais votada do Estado.

Bancada feminina
É certo que duas deputadas estaduais, Maria Antonia (PP) e Perpétua de Sá (PT) não serão candidatas à reeleição. O desfalque na bancada feminina deverá ser compensado pela possível eleição da procuradora Nazareth Araújo (PT).  

Sonhos
Todos os indícios mostram que os dois mais fortes candidatos a serem os mais votados a deputado federal são o Gladson Cameli (PP-AC) e a Perpétua Almeida (PCdoB). Caso isso aconteça os dois estarão mais próximos dos seus sonhos políticos: Perpétua de ser prefeita de Rio Branco e Gladson governador do Acre.

Palanque
Como será que a militância do PMDB do Acre vai se comportar numa eventual visita de Michel Temer (PMDB-SP) ao Estado? Será que o vice de Dilma (PT) ouvirá os gritos de “Serra, Serra, Serra”. Estranho, né!

Habilidade
É bom lembrar que Michel Temer tem cancha política para transformar situações delicadas. Como ainda temos muito tempo para a definição de candidaturas muita coisa ainda pode mudar no quadro eleitoral acreano. Seria estranho Temer conseguir unir o PMDB em todos os estados com exceção do Acre. Façam as suas apostas…

 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation