Política local 20/05/2010

“Na política não há amigos, apenas conspiradores que se unem”.

(Victor Lasky)

Sem internet
Nada é tão ruim que não possa piorar. Anteontem ficamos sem luz, ontem foi a vez de ficarmos sem internet por várias horas. Qual será a “boa” de hoje?

Nada pior
Não há nada pior do que precisar de um serviço essencial e simplesmente ser deixado na mão. E a internet, bem como a energia elétrica, são, sem dúvida, serviços essenciais, que não podem faltar.

Pouca vergonha
Quando episódios deste tipo acontecem em grandes cidades, como em São Paulo, não passam batido, o “furdun-ço” é tão grande que é difícil acontecer novamente. No Acre, infelizmente, essa falta de respeito com a população já virou rotina.

Tumulto
Operação-padrão realizada pela Polícia Federal ontem em todos os aeroportos do país, causou um grande tumulto no aeroporto aqui da Capital. Realizada em função da mobilização nacional da categoria, que reivindica melhorias salariais, deixou muita gente irritada.

Paciência
Com apenas um agente federal realizando as revistas de bagagens de mão, procedimentos que em dias normais levariam poucos minutos, ontem levaram horas para serem concluídos. Um verdadeiro exercício de paciência.

Fator Temer
O anúncio da candidatura à vice-presidência de Michel Temer (PMDB-SP), na chapa de Dilma Rouseff (PT) não espantou ninguém na Aleac. O deputado Thaumaturgo Lima (PT) só admitiu que deverá haver uma pressão sobre os peemedebistas acreanos para um apoio à Dilma.

História
Mas o próprio Thaumaturgo admite que as diferenças históricas entre o PT e o PMDB no Acre devem ser um complicador. No entanto, o parlamentar avalia que já houveram muitas evoluções nas relações entre os dois partidos.

Chagas
Por outro lado, o deputado Chagas Romão (PMDB) avalia que haverá mesmo pressão sobre o diretório peemedebista acreano para um apoio à Dilma. Ele entende que Temer é um peemedebista histórico com grande poder de articulação. Assim preferiu não fazer apostas.

Amizade
Outro ponto destacado por Romão é a amizade entre Michel Temer e o deputado federal Flaviano Melo (PMDB). Chaguinha acha que o pré-candidato a vice está careca de saber o posicionamento pró-Serra do partido nas Terras de Galvez.

Candidatura local
Mas tanto Chagas Romão quanto a deputada Antonia Sales (PMDB) são unânimes que mesmo que haja pressão nacional, a candidatura de Rodrigo Pinto (PMDB) ao governo está garantida. Antonia não admite mesmo apoiar Dilma Rousseff apesar de também ser mulher.

Correndo atrás
Thaumaturgo Lima quer mesmo chegar ao Congresso. Tem percorrido o Estado inteiro conversando com as lideranças políticas. Na semana que passou andou por muitos bairros da Capital. Quer ser deputado federal de todos os municípios.

Boca livre
O diretório do PDT convidou todos os jornalistas que cobrem a Aleac para um almoço. Os herdeiros de Leonel Brizola vão querer mostrar as propostas do partido para o pleito de 2010.   

Confiantes
A maioria dos atuais deputados da Aleac já conta com a reeleição. Alguns que passaram quatro anos em silêncio têm ocupado diariamente à tribuna da Casa. Antes tarde do que nunca.

Pé na estrada
Mas no dia-a-dia quase todos estão cumprindo metade das suas agendas parlamentares. Vão numa sessão e faltam em duas. A maioria já está andando atrás do bem mais precioso para um político: o voto.

Campo aberto
Tem pelo menos duas regiões no Acre que no pleito de 2006 não elegeram deputados federais da região: o Alto Acre e Sena Madureira. Candidatos de todos os partidos deverão investir nesses lugares para aumentarem as suas votações de base. 

 

Limite
Os bandidos perderam o medo, assaltam à luz do dia sem qualquer cerimônia. Só na manhã de ontem foram dois assaltos. Estamos reféns dos criminosos!

Assuntos desta notícia


Join the Conversation