Política Nacional 05/05/2010

Somos muito compreensivos em relação às autoridades federais”

Ex-presidente do Supremo Gilmar Mendes sobre a atuação da Justiça Eleitoral

 

Quase metade do Congresso tem ‘ficha suja’

Mais de 40% – ou 203 dos 513 deputados  – da Câmara poderiam figurar na lista daqueles que teriam suas candidaturas rejeitadas, caso a Lei da “Ficha Limpa” estivesse em vigor nas eleições deste ano. No Senado, como indica levantamento junto ao Projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil, 38% são citados em processos na Justiça. Essa “bancada” é suficiente para enterrar o projeto do “Ficha Limpa”.

 

Campeão

Entre os partidos, o PTB tem o maior numero de parlamentares que são réus na Justiça: nas esferas estadual e federal, 46% são citados.

 

O maioral

Partido com o maior número de parlamentares no Brasil, o PMDB tem 39% dos seus 354 representantes enrolados em processos na Justiça.

 

Por região

A Câmara Municipal de Manaus e a Assembléia do Mato Grosso têm o maior número de parlamentares no banco dos réus: 66% e 61%.

 

Com a bola toda

O peso-pesado Ronaldo Fenômeno é o novo sócio do Clube Atlético Paulistano. Pagou R$ 185 mil, sob protesto de alguns da “zelite”.

 

Pelegos do DF usam o terror para garantir greve

Porraloucas ligados ao Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF adotaram o terrorismo, derramando óleo diesel no chão da portaria do FNDE, em Brasília. E ameaçaram atear fogo em colegas que “ousassem” entrar para trabalhar. O Sindsep/DF vive período eleitoral: o paraíso da pelegada, de orçamento milionário, é alvo de disputa entre trotskistas da “Quarta Internacional” e, creia, “moderados” da CUT. 

 

Wilson candidato

O presidente da Câmara Legislativa e ex-governador interino do DF Wilson Lima (PR) bateu o martelo: é candidato a deputado distrital.

 

Você já sabia

A agência Reuters confirmou o que a coluna noticiou, domingo: Eike Batista vai construir com os chineses uma refinaria de US$ 30 bilhões.

 

Embromation

A lentidão do governo para aprovar o reajuste dos aposentados rendeu ao líder do governo Cândido Vaccarezza (PT-SP) o apelido “Vagareza”.

 

Inspeção fantasma

É só factóide a “inspeção” da Fifa, por três semanas, em cidades sedes da Copa de 2014. O passeio da comissão é só para cutucar políticos, inspecionando obras que não existem e coletando dados que já tem. A Fifa está de olho no calendário eleitoral, não no calendário da Copa.

 

Dunga em primeiro lugar

Em conversa com um deputado, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, confessou sua prioridade: “Ganhar a Copa da África do Sul, neste momento, é mais importante que pensar na Copa de 2014 no Brasil”.

 

Mão de ferro

O ministro Cezar Peluso dirigiu com mão de ferro sua primeira reunião no Conselho Nacional de Justiça. Ao conselheiro que divergia dele em um processo disciplinar contra um juiz do Maranhão, Peluso bradou: “Vossa Excelência supõe que eu seja tão imbecil a este ponto?”

 

Toma lá e não dá cá?

Desde a posse de Rogério Rosso, a Câmara do DF não vota matérias de interesse do governo. O boicote só acaba quando os deputados receberem os cargos prometidos em troca da eleição do governador.

 

Post it

‘Açeçorada’ por um predador da língua portuguesa na internet, a campanha da ex-ministra Dilma deveria proibir desde já a expressão “deu Branco”, quando ela não souber o que e como dizer.

 

E o contribuinte, ó…

Professores da Universidade de Brasília, que emendaram férias com greve há dois meses, querem mais: reduzir de 24 para 13 anos o prazo mínimo legal para atingir o topo da carreira. Assim, um jovem professor poderá requerer aposentadoria aos 38 ou 40 anos. De idade.

 

Lula é ‘pirata’ no Paraguai

O deputado paraguaio de oposição Carlos Soler disse ontem numa rádio local, que “Lula nos enganou mais uma vez”, no encontro com o presidente Fernando Lugo. “Foi chantagem entre amigos” ter energia financiada pelo Mercosul. O Paraguai barrou a Venezuela no bloco.

 

Nova atração

Será no Brasil a próxima Offshore Technology Conference (OTC), a maior feira de petróleo offshore. O desastre ecológico da British Petroleum, no sul dos EUA, é o assunto esta semana em Houston.

 

Pensando bem…

…nesse ritmo de gafes e discursos disparatados, a candidata Dilma vai acabar na “Praça é Nossa”.

 

PODER SEM PUDOR

O nome, a maior bandeira

Estudante de Psicologia, em 1980, Raul Jungman militava no velho PCB e liderava o “Movimento Década”, na Universidade Católica de Pernambuco. Certo dia, soube que o aluno Osvaldo Lenine Pimentel queria ser candidato a presidente o diretório acadêmico de Direito. Jungman vetou na hora:

– Companheiro, com esse nome? Lenine? Como vamos fazer a campanha num curso onde estudam dezenas de agentes da Policia Federal?

Assim, o hoje cantor Lenine, então com 18 anos, limitou sua participação no movimento estudantil apenas ao som, através de sua banda Flor de Cactus.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation