Prova dos Correios será em junho

O diretor de Gestão de Pessoas dos Correios, Pedro Magalhães Bifano, informou à Folha Dirigida no início da semana que a organizadora do concurso já está escolhida, mas o nome só será anunciado após uma análise do Tribunal de Contas da União, prevista para a tarde de quarta-feira, dia 19. Segundo ele, a prova ocorrerá em junho para os 1.064.466 participantes de todo o país.

 Houve uma dispensa de licitação em que participaram sete grandes organizadoras, exceto aquelas que estão com problemas na disposição de outros concursos. Acredito que a prova deverá ser marcada para 13 ou 20 de junho – adiantou o diretor e presidente da comissão organizadora do concurso, ressaltando que todos os concorrentes realizarão as avaliações no mesmo dia.

Se o cronograma for mesmo confirmado, haverá menos de um mês até a aplicação dos exames. E na reta final o importante, segundo professores especializados em concursos, é realizar exercícios para fixar os conteúdos programáticos especificados no edital.

Para carteiro, atendente e operador, as avaliações objetivas terão questões de Língua Portuguesa (20 perguntas), Matemática (20) e Noções de Informática (dez). Somente para atendente comercial serão cobradas, ainda, 20 perguntas de Conhecimentos Específicos.

Já os candidatos aos cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior terão que realizar 60 questões. Para arquiteto, analista de desenvolvimento de sistemas, engenheiro civil, engenheiro eletrônico, engenheiro eletricista e engenheiro mecânico, os testes cobrarão dez perguntas de Língua Portuguesa, dez de Informática e 40 de Conhecimentos Específicos.

Os demais realizarão dez questões de Língua Portuguesa, dez de Inglês e 40 de Conhecimentos Específicos. Cada uma das provas valerá 100 pontos e, para ser aprovado, o concorrente deverá obter, no mínimo, 50 em cada uma delas. Para carteiro e operador de triagem haverá também uma segunda etapa de testes de aptidão e esforço físico. Primeiro, serão cobrados os exercícios de barra fixa (três para homens e suspensão por 10 segundos para mulheres) e corrida de 12 minutos (2.200 metros para homens e 1.800 para mulheres). (Folha Dirigida)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation