X

Com mãozinha do juiz, Santos sofre para empatar com o Ceará na Vila

Com a cabeça nas semifinais da Copa do Brasil, o Santos continua sem vencer no Campeonato Brasileiro. Em uma atuação apagada do ataque e outra preocupante exibição da defesa, o Peixe teve a ajuda da arbitragem para só empatar por 1 a 1 com o Ceará, neste domingo, na Vila Belmiro, pela segunda rodada. Nem mesmo Neymar brilhou. Ele marcou em um pênalti inexistente, mas desperdiçou outra cobrança no fim do jogo. Washington anotou para o time cearense, que soube segurar o Santos e chegou a quatro pontos. Os paulistas somam apenas dois. (assista aos melhores momentos do jogo no vídeo ao lado)

É bem verdade que o placar poderia ser outro não fossem dois erros do árbitro Ricardo Marques Ribeiro contra o Vozão no primeiro tempo. Ele anulou um gol legal de Anderson, de cabeça, sob a alegação de impedimento e marcou um pênalti que não aconteceu sobre Neymar, que resultou na igualdade paulista.

Se o setor ofensivo empolga até mesmo sem Robinho, poupado, a defesa preocupa para o decisivo duelo diante do Grêmio, quarta-feira, às 21h50m, no litoral paulista, valendo vaga na decisão da Copa do Brasil. Os gaúchos venceram o primeiro confronto por 4 a 3, em Porto Alegre, e jogam por um empate para chegarem à decisão.

Ceará é prejudicado no primeiro tempo

Os primeiros minutos de jogo deram a impressão que o Santos não teria problemas para passar pelo Ceará. Mesmo sem Robinho e Léo, poupados, o Peixe controlou o jogo com muita movimentação e toques rápidos, principalmente aqueles vindos dos pés de Paulo Henrique Ganso.

Mas, antes mesmo de criar uma oportunidade de perigo, o time paulista voltou a sofrer com os erros da defesa. Logo aos nove minutos, Misael driblou Maranhão pela esquerda e cruzou para Washington. Durval falhou e o ex-palmeirense cabeceou livre, no canto direito de Felipe: 1 a 0. Foi o 50° gol sofrido pelo Alvinegro em 34 jogos na temporada.

A vantagem fez os cearenses se fecharem ainda mais no campo de defesa com uma forte marcação individual. O Vozão, aliás, poderia ter ampliado o placar se não fosse um erro da arbitragem. Misael cobrou falta pela esquerda, a defesa santista parou novamente e Anderson marcou de cabeça em posição legal. O juiz, porém, marcou impedimento.

O esquema de jogo de Paulo César Gusmão atrapalhou o Santos. Com Neymar, Marquinhos, Ganso e André seguidos de perto, o Peixe ficou sem saída para armar. Assim, coube aos volantes aparecerem. Arouca, aos 22, roubou a bola na intermediária, invadiu a área e, de frente para o goleiro, foi travado no momento da finalização.

O Ceará voltou a assustar, aos 33 e 34 minutos, em dois lances seguidos com Misael, cabeceando para fora um cruzamento de Careca e obrigando Felipe a fazer boa defesa em chute cruzado.

Para empatar, o Santos teve outra vez a ajuda do árbitro. Ganso deu ótimo passe para Neymar, que invadiu a área e caiu quando Fabrício acertou um carrinho na bola. Ele mesmo bateu o pênalti, com paradinha dupla, e igualou.

Neymar perde pênalti no segundo tempo

No segundo tempo, Dorival Júnior buscou uma alternativa para furar o bloqueio cearense: colocou o veloz Madson no lugar de Marquinhos. O time nordestino, contudo, continuou melhor.  A marcação não deu trégua e a equipe seguiu levando perigo nos contra-ataques, mas sem conseguir finalizar. Na melhor chance, aos 14, Misael recebeu livre na área e chutou torto pela linha de fundo.

A partir dos 25 minutos, o Ceará se fechou ainda mais na defesa e passou a sofrer uma forte pressão. Marcel substituiu André no ataque na tentativa de explorar melhor o jogo aéreo. Entretanto, foi pelo chão que o Peixe quase virou. Aos 38, Neymar driblou pela esquerda, entrou na área e foi derrubado. Pênalti! Ele foi para batida, fez a tradicional paradinha, mas errou o alvo e chutou à direita de Diego, que havia ficado parado no centro do gol.

O Santos continuou pressionando. Madson também perdeu boa chance ao aproveitar um rebote na entrada da área e bater para fora. O Ceará também teve sua chance, mas Edu Dracena travou a finalização de Misael nos acréscimos.

O Santos volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro, sábado, contra o Atlético-GO, às 18h30m, no Serra Dourada, em Goiânia. No domingo, o Ceará recebe o Vitória, às 16h, no Castelão, em Fortaleza. (Globo Esporte)

Categories: ESPORTE
A Gazeta do Acre: