10 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

10 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

2ª Conferência Estadual de Saúde Mental reúne delegados dos 22 municípios do Acre

paula por paula
19/05/2010 - 19:29
Manda no zap!CompartilharTuitar

Com auditório da Fundação Hospitalar lotado, começou na noite desta terça-feira, 19, a 2ª Conferência Estadual de Saúde Mental do Acre. Representantes das 22 cidades do Estado, eleitos delegados durante as conferências municipais, participam do debate que vai eleger as principais propostas para levar à Conferência Nacional.
conferencia_mental_1

O coordenador geral da Conferência e assessor Técnico do Ministério da Saúde, Francisco Cordeiro, participou da abertura do encontro. Para ele, iniciativas como essa são importantes para ampliação do debate sobre a saúde mental no Brasil. “As conferências servem como espaço de discussão. Nós precisamos consolidar um modelo de atendimento aos pacientes. O Brasil tem se posicionado no mundo como um país que avança no serviço de Saúde Mental, e esse encontro permite a troca de experiências, a consolidação de políticas importantes e a descoberta de novos desafios”.

A Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial envolve todos os Estados brasileiros, sendo uma etapa obrigatória para a Conferência Nacional. Este ano, o tema central é Saúde Mental, Direito e Compromisso de Todos: Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios. No Acre, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Conselho Estadual de Saúde (CES) são quem promovem o encontro.

Nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20, os grupos de trabalho se dividem no auditório da Uninorte para discussão dos eixos temáticos. Ao final, serão eleitos os delegados que levarão as propostas do Acre para o encontro nacional.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Para o Secretário Estadual de Saúde, Osvaldo Leal, integração e ampliação do sistema de atendimento são dois eixos prioritários nessa discussão. “Este é um tema intersetorial e diz respeito a diversas instituições públicas e também da sociedade e organizações que atuam nesse setor. Nós temos nessa conferência um indicativo importante da necessidade de ampliação da rede de apoio psicossocial com o objetivo de oferecer cuidado às pessoas com transtornos mentais ou que utilizam substâncias psicoativas. Toda rede precisa estar integrada e isso com certeza será um indicativo das propostas apresentadas nestes dois dias de debate”.

E a integração da rede de atendimento foi justamente uma das prioridades levantadas na conferência em Porto Walter e que o delegado do município, Adeildo Silva, traz para o encontro em Rio Branco. “Acho que este momento é importante porque aqui nos reunimos, debatemos nossas dificuldades em comum, principalmente dos representantes do Juruá, e aprendemos uns com os outros”. (Agência Acre)

conferencia_mental_2

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Atlético espera o retorno de Araújo e Ailton para reverter situação

Próxima Notícia

Anac libera pousos e decolagens no aeroporto de Tarauacá

Mais Notícias

Foto: Eduardo Gomes/Detran
3º destaque

IPVA 2026 no Acre: calendário de pagamento começa em janeiro; veja como pagar

09/01/2026
Foto: Redes Sociais
Destaques Cotidiano

Circo Mundo Mágico estreia no shopping de Rio Branco com King Kong em tamanho real

09/01/2026
Foto: Reprodução
Geral

Prefeitura mantém inscrições abertas para concurso com 60 vagas para professores

09/01/2026
Convênio garante R$ 2,3 milhões para ações de combate à monilíase do cacau e do cupuaçu no Acre. Foto: Ascom/Idaf
Geral

Convênio com o Mapa reforça ações do Acre no controle da monilíase do cacau e do cupuaçu

09/01/2026
Foto: Arquivo pessoal
Destaques Cotidiano

Opinião: Do sonhado código de defesa do contribuinte à institucionalização da insegurança jurídica, o que restou da lc n. 225/2026?

09/01/2026
(Foto: Val Fernandes/Secom)
Geral

Restaurante Popular volta a atender o público após período alagação

09/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Anac libera pousos e decolagens no aeroporto de Tarauacá

Prova dos Correios será em junho

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre