2º Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável coloca Acre no centro dos debates

Empresários, gestores públicos, executivos e profissionais de engenharia de grandes empresas nacionais e internacionais participam entre 23 de maio a 6 de junho do 2º Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Sulamericana. A cidade de Rio Branco sediará palestras e debates, mas outras 11 cidades do Acre, Peru, Bolívia e Rondônia receberão visitas técnicas a obras como a rodovia Interoceânica, Seringal Cachoeira e Usina de Jirau. A realização do evento é da Federação Nacional dos Engenheiros, Engenheiros Solidários com apoio do Crea/AC, Governo do Estado, prefeitura de Rio Branco, Embrapa, Ufac e CNTU.

Geração de energia, meio ambiente, integração da Amazônia Sulamericana, produção sustentável serão os temas abordados em painéis durante o evento. Entre os palestrantes estão o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento; senador Tião Viana; ex-senador Sibá Machado; deputado federal Nílson Mourão; secretário de Habitação e Planejamento, Gilberto Siqueira; presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo; vice-presidente do Conselho de Engenharia Civil da Argentina, Eduardo Hilsenrat e Márcio Pochmann, presidente do Ipea.

Presidente da organização não governamental Engenheiros Solidários, Sebastião Fonseca, também organizador e idealizador do evento, diz que a iniciativa nasceu da necessidade de discutir o crescimento socio-econômico da Amazônia aliado à preservação ambiental da região. Ele acredita que é preciso fazer um esforço coletivo em busca de alternativas que tornem viável o desenvolvimento da Amazônia. “Ao trazermos aqui profissionais da engenharia de todo o país estamos contribuindo para a quebra de paradigmas. Falar sobre a Amazônia e teorizar sobre seu desenvolvimento a partir de um gabinete no centro Sul do país é uma coisa, estar na Amazônia, conhecer um pouco sua realidade, vendo sua gente e seu modo de vida abre um leque imensurável de idéias, propostas e principalmente de caminhos possíveis de serem percorridos”, avalia. 

O Fórum de Internacional de Desenvolvimento Sustentável terá abertura oficial no dia 2 de junho, às 18 horas, no Teatro Plácido de Castro com show do músico Sérgio Souto. No dia 3 de junho, o acreano João Donato e Trio se apresentam também no palco do Teatrão. Saiba mais sobre o fórum acessando o endereço www.forumamazonia.org.br (Agência Acre)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation