X

Fieac realiza capacitação em relações trabalhistas

Com objetivo de informar e debater aspectos das relações do trabalho no Brasil – como o histórico da legislação e sua inadequação ao mundo atual; a visão da indústria e a necessidade de modernização; defesa interesses e o papel do sindicato nesse contexto – a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) realizará, no próximo dia 2, mais uma capacitação de lideranças sindicais, com o Módulo de Relações Trabalhistas.

Este evento faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e executado em todo o país por meio das federações estaduais de indústrias. A capacitação terá 8h de duração e acontecerá a partir das 14h na Sala de Treinamento I, na sede da Fieac, sendo voltado para presidentes e executivos de sindicatos. As inscrições são limitadas ao máximo de 30 participantes. Ao longo da tarde, serão rea-lizadas exposições, debates e dinâmicas para melhor explicitar o conteúdo programático.

Os participantes receberão informações sobre um tema específico e, em grupos, deverão formular uma estratégia de ação considerando os seguintes momentos do processo de defesa de interesses: informar; debater e sensibilizar; definir estratégia; agir/subsidiar ação de defesa de interesses; mobilizar e comunicar resultados.
De acordo com o presidente da Fieac, João Francisco Salomão, é de suma importância que os empresários e líderes de sindicatos patronais estejam conscientes sobre as leis e relações trabalhistas. “É preciso que a categoria saiba se posicionar e defender os interesses do setor. Para isso, é imprescindível que estejamos sempre atualizados sobre o tema”, enfatizou.

O PDA tem por objetivo ampliar a representatividade e a sustentabilidade dos sindicatos industriais, criando uma base de representação forte e sustentável, que produza um círculo virtuoso capaz de reforçar as condições para a atuação do Sistema na defesa dos interesses da base industrial. Entre as ações já realizadas no Estado, estão o planejamento estratégico dos sindicatos, o Sistema Integrado de Gestão e Arrecadação (Siga), o projeto Sites dos Sindicatos e o Projeto de Capacitação de Lideranças Sindicais, com diversos módulos voltados para defender os interesses da categoria. (Ascom Fieac)

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: