Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia inicia com visita ao Peru

Uma visita de cortesia da delegação brasileira participante do 2º Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Sul-Americana à sede da Sociedade dos Engenheiros do Peru (SIP) na manhã deste domingo, 23, em Lima, marcou o início da programação do evento que reúne representantes da Engenharia de vários estados do Brasil.Visita-ao-peru
Durante a visita, a comitiva foi recebida pelo engenheiro químico-industrial Gustavo Saa-vedra, presidente da entidade peruana, que se disse muito satisfeito com a integração com os brasileiros naquele momento. Segundo ele, o mais importante é a busca de caminhos viá-veis que levem ao desenvolvimento dos dois países e nisto, afirma Saavedra, a Engenharia desempenha papel fundamental.

Depois da visita, o presidente da SIP e o engenheiro agrônomo Fernando Dejo Bustios se integraram à delegação que partiu rumo a Mollendo para a 1ª Visita Técnica ao Porto de Matarani pela Rodovia Panamericana, que percorre a costa Sul do Pacífico.

Estrutura do Porto de Matarani impressiona
Impressionada com a estrutura do Porto de Matarani, administrada pela Tisur (Terminal Internacional do Sul) a delegação brasileira participou de uma reunião com o gerente geral do Terminal Portuário de Matarani, Erick Hein Dupont que expôs aos participantes dados sobre a capacidade de carga atual que é de 3 milhões de toneladas, com perspectiva deste volume chegar a 13 milhões em 2030.

O Porto de Matarani entra no contexto de desenvolvimento sustentável da Amazônia Sul-Americana, através da Rodovia Interoceânica, que passa pelo Acre integrando os dois países e os dois oceanos.

Portanto essa visita deverá ajudar a nortear os debates que acontecem nos próximos dias no ciclo de Palestras do Fórum, cuja abertura solene acontece na noite desta terça-feira, 25, durante jantar em Arequipa que marca a abertura oficial do 2º Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia no Peru.

Nesta quarta-feira, a delegação embarca para Puno e na sexta-feira, 28, participa do 1º Encontro da Engenharia Sul-americana em Cusco. No dia 1º de junho a caravana chega ao Acre onde participa de palestras realizadas na pousada ecológica do Seringal Cachoeira. A abertura oficial do Fórum será no dia 2 de junho, no Teatro Plácido de Castro em Rio Branco.

O fórum é uma iniciativa da organização não governamental Engenheiros Solidários e Federação Nacional dos Engenheiros com o apoio do Governo do Estado, prefeitura de Rio Branco, CREA/AC, Ufac, Embrapa e CNTU.  (Assessoria)

 

Sair da versão mobile