Uma visita de cortesia da delegação brasileira participante do 2º Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Sul-Americana à sede da Sociedade dos Engenheiros do Peru (SIP) na manhã deste domingo, 23, em Lima, marcou o início da programação do evento que reúne representantes da Engenharia de vários estados do Brasil.
Durante a visita, a comitiva foi recebida pelo engenheiro químico-industrial Gustavo Saa-vedra, presidente da entidade peruana, que se disse muito satisfeito com a integração com os brasileiros naquele momento. Segundo ele, o mais importante é a busca de caminhos viá-veis que levem ao desenvolvimento dos dois países e nisto, afirma Saavedra, a Engenharia desempenha papel fundamental.
Depois da visita, o presidente da SIP e o engenheiro agrônomo Fernando Dejo Bustios se integraram à delegação que partiu rumo a Mollendo para a 1ª Visita Técnica ao Porto de Matarani pela Rodovia Panamericana, que percorre a costa Sul do Pacífico.
Estrutura do Porto de Matarani impressiona
Impressionada com a estrutura do Porto de Matarani, administrada pela Tisur (Terminal Internacional do Sul) a delegação brasileira participou de uma reunião com o gerente geral do Terminal Portuário de Matarani, Erick Hein Dupont que expôs aos participantes dados sobre a capacidade de carga atual que é de 3 milhões de toneladas, com perspectiva deste volume chegar a 13 milhões em 2030.
O Porto de Matarani entra no contexto de desenvolvimento sustentável da Amazônia Sul-Americana, através da Rodovia Interoceânica, que passa pelo Acre integrando os dois países e os dois oceanos.
Portanto essa visita deverá ajudar a nortear os debates que acontecem nos próximos dias no ciclo de Palestras do Fórum, cuja abertura solene acontece na noite desta terça-feira, 25, durante jantar em Arequipa que marca a abertura oficial do 2º Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia no Peru.
Nesta quarta-feira, a delegação embarca para Puno e na sexta-feira, 28, participa do 1º Encontro da Engenharia Sul-americana em Cusco. No dia 1º de junho a caravana chega ao Acre onde participa de palestras realizadas na pousada ecológica do Seringal Cachoeira. A abertura oficial do Fórum será no dia 2 de junho, no Teatro Plácido de Castro em Rio Branco.
O fórum é uma iniciativa da organização não governamental Engenheiros Solidários e Federação Nacional dos Engenheiros com o apoio do Governo do Estado, prefeitura de Rio Branco, CREA/AC, Ufac, Embrapa e CNTU. (Assessoria)