17 de março de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

17 de março de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Justiça decide parcialmente que Coopersaúde deve parar de atuar no Estado

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
18/05/2010 - 06:40
Manda no zap!CompartilharTuitar

Por enquanto, de nada estão adiantando os apelos, protestos e garantias de ‘legalização’ dos 270 associados da Cooperativa dos Trabalhadores em Saúde de Rio Branco (Coopersaúde).  A Justiça condenou parcialmente, na terça-feira passada, dia 11, a cooperativa pela Ação Civil Pública (ACP) impetrada pelo MPT/AC na 3ª Vara do Trabalho de Rio Branco, proibindo a atuação das suas atividades no Estado.
A deliberação foi proferida pela juíza Federal do Trabalho, Marlene Alves de Oliveira. Como se trata de decisão parcial (1ª instância), cabe ainda recurso à Coopersaúde.

A sentença acusa a Coopersaúde de intermediar mão-de-obra terceirizada para o Estado e para a prefeitura, o que ela declara como ilegal para uma função de cooperativa. Ela ainda aponta que há desigualdades de direitos na cooperativa, que sua criação foi feita por agentes comunitários de Saúde para defesa dos interesses do Estado e ressalta que parte dos trabalhadores apóiam o trabalho por medo do desemprego, enquanto outros estão insatisfeitos com falta de direitos trabalhistas.

Por tudo isso, a Justiça desconsidera os argumentos iniciais apresentadas pela defesa da ré e reafirma a denúncia prestada pelo Ministério Público do Trabalho. Para o MPT, a sentença prévia é um motivo de comemoração, pois reafirma os princípios da Justiça. “Infelizmente, é triste que hajam trabalhadores sem salários dignos e direitos mínimos defendendo a cooperativa. Muitos o fazem por medo e necessidade econômica. Agora, eu espero que eles possam se integrar melhor ao mercado e se regularizar”, comentou o procurador do Trabalho, Everson Carlos Rossi (MPT/AC).

Para se pronunciar sobre a sentença, o presidente da Coopersaúde, Sebastião Braz, foi procurado pela reportagem de A GAZETA. No início da manhã, ele declarou que só tinha conhecimento até o estágio de despacho do processo (26/04), não sabendo ainda sobre a sentença parcial de 11 de maio. Ele pediu à reportagem procurá-lo depois, quando tivesse informações mais precisas da decisão prévia com o seu departamento jurídico, mas até o fechamento desta edição, ele não havia sido localizado. 

Com o fim da cooperativa, todas as 270 famílias dos trabalhadores associados (250 no 2º Distrito da cidade e 20 no interior) deverão elevar a sua condição de vulnerabilidade social.  Já que se trata de uma entidade que promove trabalhos sociais há 12 anos, a maior parte destes pequenos agricultores é de faixas etárias mais avançadas e, portanto, pessoas com dificuldade para ser inseridas novamente no mercado de trabalho.

Relembrando o processo – A Ação Civil Pública contra a Coopersaúde que tramita na 3ª VT de Rio Branco (14ª TRT/RO-AC) foi impetrada em outubro de 2009, por conta de uma onda de ‘denuncismo’ feita pela chapa de oposição derrotada em processo eleitoral da entidade em 2001. Conforme Sebastião Braz, a ACP julga a associação por infringir a Lei de Cooperativas (5.764/71), ao não assinar as carteiras de alguns membros.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Segundo o presidente (entrevista anterior), caso a cooperativa seja condenada de fato, os atuais projetos assistenciais de saúde, economia, agroextrativismo e consultoria jurídica serão interrompidos. Outros sé-rios danos virão aos incentivos que a Coopersaúde oferece à educação dos filhos de trabalhadores matriculados nas escolas do 2º Distrito e os trabalhos comunitários de prevenção à doenças ensinados aos cooperados.

 

***-

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Acreanos são destaques no Brasileiro de Jiu-Jitsu

Próxima Notícia

Gladson Cameli defende aprovação do “banda larga”

Mais Notícias

A prefeitura ainda não se manifestou acerca do assunto. Foto: Divulgação
5º destaque

Prefeitura de Rio Branco convoca aprovados em concurso para posse; veja lista

17/03/2026
Foto: Vitor Paiva
6º destaque

Motociclistas de aplicativo protestam na Câmara de Rio Branco contra projeto que regulamenta serviço

17/03/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
3º destaque

Governo nomeia novos agentes socioeducativos aprovados em concurso no Acre; veja nomes

17/03/2026
Foto:  Reprodução/ Freepik
2º destaque

URGENTE: Acre registra primeiro caso de mpox; paciente contraiu doença fora do estado

17/03/2026
Ministra Macaé Evaristo
Destaques Cotidiano

ECA Digital: por um futuro mais humano para nossos filhos

17/03/2026
Estudantes medalhistas recebem reconhecimento no Teatro dos Náuas. Foto: cedida
Destaques Cotidiano

Alunas de colégio militar do Acre conquistam 10 medalhas em olimpíada de Química

17/03/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Gladson Cameli defende aprovação do “banda larga”

18 ANOS SEM EDMUNDO

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre