Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Marinha vai reforçar presença no Acre com agências em cinco municípios

Um grupo de oficiais da Marinha pertencente ao 9º Distrito Naval, sediado em Manaus, esteve nesta quarta-feira, 12, em Cruzeiro do Sul, depois de visitar Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil, com presença inclusive de seu comandante, o vice-almirante Fernandes. Seu objetivo é visitar obras que estão sendo executadas pelo Governo do Estado em parceria com o Programa Calha Norte, do Governo Federal. Outra equipe de oficiais do 9º Distrito Naval também chegou à noite tendo cumprido rota diferente de visitação, passando por Jordão e Marechal Thaumaturgo.

marinha_1

Em Cruzeiro do Sul, acompanhado pelo vice-governador César Messias, o grupo de oficiais visitou as obras do Estádio Arena do Juruá e a Ponte do Juruá. Segundo explicou o vice-governador, o programa Calha Norte tem diversas parcerias com o Governo do Estado em ações como abertura de ramais e compra de patrulhas mecânicas. O Estádio Arena do Juruá também recebe aporte financeiro do Calha Norte no valor de R$ 1.300.000,00.

No entanto, o mais importante assunto de sua visita ao Juruá, segundo contou o vice-almirante Fernandes, é a questão da instalação de uma agência de segurança do tráfego aquaviário em Cruzeiro do Sul. “A estratégia nacional de defesa prevê para a área de jurisdição do comando do 9º Distrito Naval que abrange Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia colocação de agências de segurança do tráfego aquaviário em algumas cidades. E uma das cidades prioritárias para a Marinha é Cruzeiro do Sul, por conta do seu movimento e do seu crescimento ao longo desses anos”.

Mais presença da Marinha
Segundo Fernandes, o 9º Distrito está em negociação com o Governo do Estado para a cessão de terrenos e sua visita também tem o objetivo de verificar o melhor lugar para instalação da agência, local este indicado pelo governo do Estado. Informou ainda que a Marinha conta com recursos do Calha Norte para instalação da agência. Ele contou que assim que for instalada a agência, a Marinha vai começar os trabalhos em Cruzeiro do Sul com 11 militares: “Vamos aumentar a presença dos navios, tanto do Navio Hospital Dr. Montenegro, que é um convênio com o estado do Acre para atendimento aos ribeirinhos, como com nossos navios-patrulha para orientar a segurança do tráfego”, disse.

O convênio entre a Marinha e o governo do Acre em relação ao navio-hospital que tinha vigência de dez anos expirou em 2010, mas o comandante Fernandes informou que ele está sendo renovado e, mais, a Marinha anda vai ampliar a capacidade da embarcação. Entre outros itens vai ser instalado um mamógrafo, para melhorar a capacidade de atendimento. 

Cinco bases no Acre
O vice-governador César Messias informou que as conversações com a Marinha prevêem a instalação de cinco bases no Acre; além das agências de Cruzeiro do Sul e Rio Branco, que são prioritárias, também serão instaladas bases em Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Feijó. Para o vice-governador a agência em Cruzeiro do Sul terá importância fundamental para a região, já que na atualidade que precisa dos serviços da Marinha precisa ir até Eirunepé, no Baixo Juruá, o que causa muitos transtornos principalmente para os proprietários de embarcações. “Com a boa vontade do ministro da Marinha vamos ter disponível este serviço não apenas em Cruzeiro do Sul, mas também na capital e em mais três municípios”.

Estádio e Ponte do Juruá
A expectativa é grande em Cruzeiro do Sul com relação às obras da Ponte do Juruá e do Estádio Arena da Floresta. O vice-governador está confiante de que o Estádio será entregue à população no aniversário da cidade que acontece em 28 de setembro. Durante a visita à ponte, a comitiva da Marinha e o vice-governador foram recepcionados pela engenheira chefe do Planejamento da obra, Marina Matos. Ela garantiu que o cronograma da obra está em dia e será entregue em dezembro.

César Messias também falou de sua expectativa em relação à BR-364: “São Pedro vai nos ajudar para concluir também a restauração daqui até o rio Gregório, e avançar na BR-364. A vontade do governo e a determinação do governador Binho Marques é essa: entregar, se possível, todas as obras que estamos fazendo até o fim do nosso governo”. (Agência Acre)

Sair da versão mobile