X

Prefeitura inaugura creche no bairro Cidade Nova

A prefeitura de Rio Branco inaugurou na manhã de ontem, 20, a creche Francisca Leite Ferreira, no bairro Cidade Nova. A obra adota o padrão das construções do Município, contemplando a arquitetura regional, com infra-estrutura e qualidade para atender crianças e funcionários.

“Nós atendemos hoje, em média, 80 crianças em cada uma de nossas creches. Até o final do ano estaremos com mais de 800 crianças sendo atendidas pelo município. É um número significativo e resultado de um forte investimento do prefeito Angelim na área de Educação”, explicou o secretário Municipal de Educação, Moacir Fecury.

A nova estrutura tem capacidade para atender 82 crianças em período integral, das 7 da manhã às 17 horas. “A creche é um importante instrumento social. Com esta obra as crianças vão ter mais conforto e dignidade”, destacou a coordenadora da creche, Menilce Viana.

A edificação é toda em alvenaria. A área construída é de 478 m² e está orçada em pouco mais R$ 552 mil. Toda a estrutura foi feita em três blocos. A creche conta com sala para a coordenação, quatro salas climatizadas, sala de multimeios, parquinho infantil, banheiros feminino e masculino, banhódromo, escovódromo e bebedouro, foi feito um refeitório, cozinha, despensa, área de serviço e depósito de materiais de limpeza e a construção da calçada, de acordo com o padrão da prefeitura de Rio Branco.

“Hoje a prefeitura de Rio Branco conta com 36 mil alunos matriculados na educação infantil e nas creches. Daqui poderão sair médicos, políticos, professores; essas crianças serão nossas lideranças. A creche faz parte de um trabalho que começa em casa, na família. Ela é um complemento especializado, do ponto de vista pedagógico, mas nunca vai substituir a família”, destacou o prefeito Raimundo Angelim.

Creche Francisca Leite Ferreira – A construção da creche Francisca Leite Ferreira está estimada em R$ 552 mil, tem uma área construída de 478 m², com edificação de três blocos, sendo um da área administrativa, outro com quatro salas de aula climatizadas, além de sala multifuncional, parque infantil, banheiros feminino, masculino e para funcionários, sanitários para portadores de necessidades especiais, além de banhódromo.

O local conta também com um escovódromo e bebedouro para atendimento das necessidades das crianças que serão atendidas pela unidade. O espaço conta ainda com um refeitório, cozinha, despensa, área de serviço e depósito de materiais de limpeza.

Pacto pela educação
O Pacto pela Educação firmado em 2007 entre a prefeitura de Rio Branco e o governo do Estado deu certo e trouxe resultados muito positivos para a capital. O programa denominado Matrícula Cidadã, por exemplo, é resultado dessa parceria e acabou com as filas de matrícula na porta das escolas. O sistema de gestão compartilhada foi apresentado em maio de 2007 em Buenos Aires em conferência internacional promovida pela Unesco e elevou consideravelmente a qualidade do ensino na capital acreana, que passou a figurar entre as 37 cidades brasileiras de melhor índice de alfabetização. Para efeito de comparação, o País possui 5.563 cidades.

“O Pacto da Educação é um conjunto de compromissos que estão sendo reafirmados em outro patamar”, disse a secretária de Estado da Educação, Maria Correa. O regime de colaboração está previsto na Lei de Diretrizes Básicas (LDB), mas sua implementação enfrenta obstáculos em todo o País. A união só prosperou no Acre, onde, segundo Maria Correa, “não há estrelismo. A estrela é o ensino”. A experiência foi juridicamente ampliada com o advento da lei 1.694, que criou o Sistema Estadual de Educação.

Entre as capitais brasileiras, Rio Branco possui o terceiro melhor aproveitamento, segundo avaliação do sistema Rede de Aproveitamento de Boas Práticas nos Municípios. “Isso só possível porque governo do Estado e Município têm os mesmos objetivos: que é garantir o acesso à educação a todos os cidadãos”, salientou Moacir Fecury.

Prefeito Amigo da Criança
O prefeito Raimundo Angelim aderiu ano passado à gestão 2009-2012 do Programa Prefeito Amigo da Criança e celebrou Termo de Parceria Institucional entre a Fundação Abrinq, o Ministério Público do Estado do Acre e a Procuradoria Geral do Acre. O programa tem a finalidade de fortalecer as gestões municipais no apoio à criança e ao adolescente.

Os prefeitos que aderem ao programa se comprometem a implementar políticas públicas voltadas à saúde, educação, proteção social e implantar o Orçamento Criança e Adolescente (OCA), objetivando melhorar as condições de vida da população infanto-adolescente e suas famílias.

O prefeito Raimundo Angelim, que em 2008 recebeu o título de Destaque Nacional como Prefeito Amigo da Criança salientou que o programa é importante para a implementação de ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes na Capital.

Em 2008, quando foi um dos destaques nacionais do prêmio, Angelim concorreu com mais de dois mil prefeitos de todo o país, dos quais mais de 500 foram selecionados, 132 receberam a indicação de prefeito amigo da criança.

Francisca Leite Ferreira
Francisca Leite Ferreira – (19/04/1949 a 22/09/2004) nasceu no Município de Tarauacá, filha de Arnaldo de Oliveira Leite e de Maria Assunção Justa Leite, filha mais velha de 12 irmãos, França veio para capital Rio Branco, ainda, adolescente para morar com sua madrinha com o objetivo de estudar e contribuir com sua mãe na formação de suas irmãs e irmãos. Casou-se aos 21 anos de idade com Raimundo Viana Ferreira e teve seu único filho Alessandro Leite Ferreira. Ingressou na rede de ensino estadual como professora do Ensino Fundamental em 1968, permanecendo até 1978.

Concluiu o Curso de Licenciatura Plena em História em 1977 pela Universidade Federal do Acre. Continuou sua formação acadêmica em 1987, concluindo o Curso de Metodologia do Ensino Superior e o Curso de Especialização em História Econômica e Social da Amazônia em 1994, ambos pela Ufac.

Em 1979 passou na seleção de concurso da UFAC exercendo a função de docente do Curso de História até 1995 quando se aposentou aos 27 anos de exercício no Magistério. Desenvolveu, junto à Ufac outras funções como:  Chefe do Departamento de Apoio ao Estudante, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Coordenadora do Curso de História, Membro do Conselho Universitário, Membro dos Colegiados dos Cursos de História, Geografia, do Curso de Economia, da Banca Examinadora de Concurso Público do Departamento de História, na área de História do Brasil, da Copeve (Comissão permanente de Vestibular) e do Curso de Especialização em “História Econômica e Social da Amazônia”. (Ascom PMRB)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: