Prefeitura realiza I Conferência Municipal de Saúde Mental

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta terça-feira, 4, e quarta-feira,  5, no auditório do Hotel Pinheiro, a I Conferência Municipal de Saúde Municipal para debater o tema “Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”.

saude_mental

A abertura da conferência foi prestigiada por várias autoridades, além de representantes de diversas áreas que atuam no setor, além do secretário Estadual de Saúde, Osvaldo Leal, do secretário Municipal de saúde Pascal Khalil e da coordenadora da Conferência no Município, Adriana Evangelista e membros dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde.

Segundo Adriana, a conferência tem por objetivo promover o debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da reforma psiquiátrica, que indica novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental, devendo contemplar as políticas públicas nas ações intersetoriais.

Durante os dois dias de Conferência serão debatidos três eixos: Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e fortalecer os movimentos sociais (Eixo do Cuidado) e Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e intersetorial  (Eixo da Intersetorialidade).

Na avaliação do Ministério da Saúde, as Conferências são fundamentais para a construção democrática das políticas públicas do Sistema Único de Saúde. A área técnica de Saúde Mental já realizou três conferências setoriais, que produziram importantes deliberações para subsidiarem a Política Nacional de Saúde Mental. Esta, porém, é a primeira vez que a conferência será realizada em todo o Estado do Acre, com o apoio da secretaria Estadual de saúde. A Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial, será realizada em Brasília Já a conferência estadual será realizada nos dias 18, 19 e 20 de maio em Rio Branco. (Ascom Pmrb)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation