Rio Branco recebe escritor de cursos sobre drogas para crianças e jovens

Drogas são motivos de vários debates controversos. Contudo, entre proibir ou legalizar, tudo o que se sabe é que o melhor caminho ainda é o da prevenção, isto é, impedir o primeiro contato. Só que a questão não morre por aí! Afinal, qual seria a melhor maneira de manter os filhos longe das drogas? Para reacender tal debate, Rio Branco recebe, direto de Brasília/DF, o teólogo Osmar Lima, autor do livro, Alerta contra os vícios – causas, conseqüências e soluções, que já vendeu mais de 40 mil exemplares.
Escritor
O escritor está na cidade para divulgar o seu livro e ministrar cursos e palestras sobre o trabalho preventivo junto a escolas, igrejas e demais instituições relacionadas, durante os próximos meses. Os cursos contêm diálogos destinados tanto para crianças e jovens, como para os pais.

 A meta é fazer com que mais pessoas fortaleçam suas consciências e evitem cair no caminho sem volta das drogas, maior aliciador de crimes.

 A duração de cada curso é de 5 a 6h, com aulas de 1h30. Contudo, Osmar Lima explica que o maior objetivo da aula é fazer com que a tarefa dos participantes não acabe por aí. Segundo ele, em se tratando de prevenção o ponto mais importante é a conscientização/ raciocínio fixo. O jovem precisa, sozinho, saber o que é ruim. Para isso, os debates suscitam exercícios e reflexões pós-aula, com questionários e materiais educativos.

“Precisamos fazer com que os jovens (e mesmo os pais) pensem, memorizem e reflitam melhor sobre esta questão. É dar base para que eles avaliem sozinho o que querem, pois já percebemos que só falar sobre o certo e o errado não funciona. Torna-se um discurso superficial. Outra das nossas preocupações é formar os alertadores, que são as pessoas que ajudarão a identificar estes problemas e corrigi-los na nossa sociedade”, afirmou.

Outra base dos mais de 8 anos de estudos preventivos de Osmar Lima é o diálogo único que deve ser estabelecido para com os adolescentes mais propensos ao vício. Para isso, ele propõe a união com autoridades, mídia e demais instituições responsáveis pelo combate e disseminação deste mal junto à população. Além disso, Osmar propõe que os pais devem falar a mesma linguagem dos filhos para que haja um entendimento.

Para contratar os cursos e palestras de Osmar Lima, os números de contato são 8121-8741 ou 3222-8845. Eles são acompanhados de certificado. O livro também já pode ser adquirido nas livrarias da cidade. Em 100 páginas, ele trata de diversas circunstâncias em que crianças estão mais propensas a ingressar no vicio das drogas (e como evitá-las). 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation