Sebrae e Setul realizam Projeto Comprador

O Sebrae no Acre, em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Governo do Estado, Fundação Banco do Brasil, a Gerência de Economia Solidária da Prefeitura de Rio Branco, a UOL e o Banco do Brasil, realizarão nos próximos dias 20 e 21 de maio de 2010, em Rio Branco – Acre, o Projeto Comprador edição 2010.

A abertura do evento será marcada por apresentações culturais acreanas e acontecerá na noite do 19, quarta-feira, na Arena da Floresta onde será lançado o Catálogo do Artesanato Acreano 2010.
O Projeto Comprador é a oportunidade que os artesãos acreanos têm de negociar com empresários de várias regiões do país a comercialização direta de seus produtos. A iniciativa é um dos resultados do Programa de Artesanato Acreano, que busca qualificar o artesanato produzido no Acre, abrindo portas para o mercado fora do Acre, e incluindo novas oportunidades e melhorando a qualidade de vida dos artesãos.

Com este trabalho, o Artesanato Acreano tem ganhado espaço nas prateleiras das lojas de todo o Brasil. Só para se ter uma idéia, em 2006, na primeira edição do Projeto Comprador, foram comercializadas 2474 peças para grandes empresas como a Cores do Brasil e Tok&Stok. Na segunda edição (2007), foram comercializadas 6094 peças, com aumento de 146%. Em 2009 os artesãos acreanos irão apresentar 300 novos produtos que serão apresentados a 30 empresas dos grandes centros de consumo país. A meta é comercia-lizar durante o evento R$ 250 mil, e negociar vendas futuras de R$ 60 mil.

É importante ressaltar que para efetivar esse elo partindo do artesão, para o comprador, foi necessário realizar uma série de intervenções continuadas de diagnóstico, consultorias e capacitações. Os artesãos participaram de oficinas e consultorias nas áreas de gestão, identidade regional, design de produtos, promoção e comer-cialização. Tudo isso como forma de buscar cada vez mais qualidade, atendendo as exigências do mercado externo. O Acre é o único Estado na região Norte que possui uma metodologia própria de capacitação nesse setor.

Além de promover o encontro entre artesãos e empresá-rios, o Sebrae, Setul e Prefeitura de Rio Branco também estão buscando formas de divulgar o artesanato acreano para o resto do país. Para isso, faremos o lançamento durante o Projeto Comprador, o Terceiro Catálogo de Produtos Artesanais do Acre e um kit de mar-keting para dar suporte durante e após o evento. Buscamos ainda utilizar outras ferramentas como banners, pop card e TAG. Temos também um site, www.artesanatoacreano.com.br, que permite uma promoção contínua do trabalho realizado pelos artesãos do Estado. A expectativa é que o Projeto Comprador e as ações nele envolvidas continuarão crescendo, se multiplicando e gerando sustentabilidade comercial do Artesanato Acreano. (Ascom Sebrae)

 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation